Expansão

IFTM recebe doação de áreas públicas pelo Município de Uberaba em Projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal

Doação das áreas onde estão a Reitoria e a Unidade I do IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico é uma solicitação antiga da instituição
Publicado em 04/07/2024 16:00 Atualizado em 04/07/2024 16:24
Fotografia da sessão de aprovação do Projeto de Lei que autoriza a doação de áreas públicas para o IFTM
Crédito: Lorenna Bonifácio

A Câmara Municipal de Uberaba aprovou na última terça-feira, dia 2 de julho, o Projeto de Lei que autoriza a doação de áreas públicas para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), que somam juntas 72.885,60 m², e ficam localizadas no Parque Tecnológico de Uberaba, onde estão a Reitoria e a Unidade I do IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico.

Essa doação é um pedido antigo da instituição, que vem sendo negociado desde gestões anteriores, tanto do IFTM, quanto do Município. E o que foi crucial para que fosse concretizada agora foi que esse ano, o Instituto Federal do Triângulo Mineiro conseguiu um recurso do Governo Federal, através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), no valor de R$15,5 milhões do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para expansão do IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico. Mas para acessar esse recurso era muito importante que o IFTM tivesse a titularidade do terreno.

Assim, a gestão do IFTM procurou a Prefeitura Municipal, que, devido a urgência e a importância desse recurso para a educação dentro do Município de Uberaba, protocolou um Projeto de Lei com regime de urgência, que foi tramitado, votado e aprovado pela Câmara Municipal em tempo hábil, ou seja, antes do período de defeso eleitoral municipal, o que poderia postergar a doação e, consequentemente, impedir o acesso ao recurso federal.

Estiveram presentes na votação o reitor do IFTM, Marcelo Ponciano da Silva, o diretor do IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico, José Ricardo Gonçalves Manzan, o secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), Carlos Eduardo Izidoro, além de representantes do DCE IFTM, alunos, pais e servidores do Instituto, que foram manifestar seu apoio a um projeto tão importante para nossa instituição.

Ponciano, reitor do IFTM, falou sobre a grande relevância do projeto e explicou que esse recurso será utilizado para a construção de 11 salas de aula e 13 laboratórios de tecnologia da informação, química, física, biologia e automação industrial no IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico nos próximos dois anos, além de criar 250 novas vagas que serão distribuídas tanto no ensino técnico integrado ao ensino médio, quanto na graduação e pós-graduação.

“Estamos aqui hoje falando sobre educação e sobre aumentar a possibilidade de crescimento para um ensino público gratuito e de qualidade, de um ensino técnico, profissional e tecnológico, onde o estudante que busca o Instituto vai conseguir mais vagas”, afirmou Ponciano.

O reitor explicou, ainda, que o governo federal anunciou a expansão e consolidação dos institutos, que precisam acontecer ainda este ano. “Com as eleições municipais o prazo ficou mais curto, daí a necessidade de urgência na votação, para dar prosseguimento ao processo e licitação da obra de construção do prédio, assim como a liberação da verba federal”, concluiu Marcelo.

O diretor do campus, José Ricardo, comentou que a unidade vai completar dez anos de criação. “O IFTM Campus Parque Tecnológico já nasceu grande e, graças ao trabalho dos servidores e da comunidade de Uberaba, nós pudemos crescer rapidamente” afirmou. E ainda ressaltou que “esse é um dia muito especial para a história da instituição, que vai possibilitar a expansão do campus e a abertura de mais vagas que vão transformar a vida de mais pessoas através da educação, que é o que a gente sempre busca na nossa instituição”.