Integração

Colégio de Dirigentes acontece pela primeira vez no Campus Uberlândia Centro e discute pontos importantes para o Instituto

Melhorias na rede wi-fi do IFTM e ações para potencializar trabalho dos servidores estiveram na pauta dos diretores gerais
Publicado em 05/07/2024 16:00 Atualizado em 05/07/2024 16:16
Campus Uberlândia Centro recebeu reunião do Codir pela primeira vez
Crédito: Ana Clara Santos Costa/IFTM Reitoria

O Campus Uberlândia Centro sediou, pela primeira vez, o Colégio de Dirigentes (Codir) do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), realizado nos dias 3 e 4 de junho. O evento reuniu diretores gerais e representantes de todos os campi do Instituto para discutir temas relevantes para o desenvolvimento da instituição. Entre as pautas tratadas no encontro estiveram a aquisição de sistemas para otimizar o trabalho dos servidores e a destinação de R$1,5 milhão para melhoria da rede wi-fi nas unidades do Instituto.

Segundo o reitor Marcelo Ponciano, o investimento previsto na melhoria da rede wi-fi vai beneficiar todos os campi, com ênfase nas unidades rurais. “Nós tratamos aqui uma destinação de recursos para um projeto que vai melhorar o wi-fi em todos os campi da nossa instituição. É um projeto revolucionário, no sentido de ampliar o acesso à internet e melhorar a velocidade das nossas redes wi-fi, além de diminuir a instabilidade dessas redes. A previsão é que sejam destinados R$1,5 milhão para este projeto que vai trazer benefícios para todos os campi, principalmente aqueles de zonas rurais, que têm uma extensão mais longa”, explica.

Ponciano também destacou que o Codir foi um momento de integração após o período de greve e ressaltou a importância de outras duas pautas abordadas no evento: a estruturação do novo Programa de Gestão e Desempenho (PGD), a ser implantado, e a aquisição de sistemas para valorizar o tempo de trabalho do servidor do IFTM.

“Avaliamos no Codir o novo PGD, que vai ser implantado ainda, de uma forma mais estruturada e pé no chão. Também tratamos da aquisição de sistemas para valorizar o tempo de trabalho do servidor, principalmente voltado para gestão de pessoas. Essa foi uma pauta bastante importante de destaque, porque é uma das propostas da atual gestão. Buscamos realmente cuidar do bem-estar do servidor e incrementando o trabalho, com a aquisição de tecnologia para otimizar as rotinas operacionais nos setores, como por exemplo pagamento de folha, emissão de portarias, vai fazer com que a gente tenha mais servidores da gestão de pessoas focados em ações para qualidade de vida do servidor”, completa o reitor, que ainda citou discussões importantes sobre internacionalização e governança digital.

Integração

Para além dos pontos tratados, o Codir representa um importante momento de integração entre as unidades do IFTM. Realizado de forma presencial, o Colégio representa uma oportunidade para que os diretores gerais conheçam as demais unidades do Instituto e troquem experiências. Recepcionados pela diretora geral do Campus Uberlândia Centro, Lara Kuhn, os demais gestores tiveram a chance de fazer um tour pela unidade e conhecer projetos e desafios. Para Lara, a reunião presencial em unidades diferentes enriquece ainda mais a experiência do encontro.

“O Colegiado de Dirigentes itinerante reforça muito um trabalho que já vem sendo construído de coletividade. A gente consegue conhecer a realidade dos outros campi em seus avanços e desafios. Fizemos uma visita guiada para os outros diretores no Campus Uberlândia Centro, mostramos nossas conquistas, nossos espaços, tiramos dúvidas e ouvimos sugestões. O ponto ápice da nossa visita foi a nossa sala modular, pois é uma solução que pode ser adaptada para outras unidades. É um momento de união, onde podemos compartilhar as nossas experiências e dificuldades, além de promover a troca de conhecimento e fortalecer os laços entre os campi. Esse tipo de encontro presencial é fundamental para a construção de uma instituição mais forte e coesa”, afirma a diretora geral.

Presente no encontro, o diretor do Campus Patrocínio, Ricardo Willian Pinheiro, destacou a riqueza da troca de experiências e a oportunidade de conhecer de perto as realidades dos outros campi, "A gente leva para o nosso campus as boas práticas e ideias que são compartilhadas aqui. A experiência de outros campi nos inspira a aprimorar os nossos serviços e a fortalecer a nossa gestão. Percebi muita coisa interessante que é feita aqui no Campus Uberlândia Centro e que a gente pode replicar lá em Patrocínio”, avalia.

Sobre o Codir

O Colégio de Dirigentes é uma reunião colegiada de toda a alta gestão do IFTM, composta pelos diretores gerais dos campi, além dos pró-reitores e do reitor do Instituto. Ela acontece tradicionalmente de forma mensal, alternando entre o formato virtual e presencial. Neste mês de junho, o Codir aconteceu pela primeira vez no Campus Uberlândia Centro.