Processo Seletivo

IFTM divulga os editais do Processo Seletivo para preenchimento de vagas de Português como Língua Adicional (PLA), para os níveis iniciante e intermediário, na modalidade não-presencial (online)

As inscrições se iniciam no dia 10 de julho e podem se inscrever pessoas de qualquer nacionalidade, exceto brasileira, com idade igual ou superior a 13 anos, independente da escolaridade e de serem ou não alunos do IFTM
Publicado em 08/07/2024 14:40 Atualizado em 12/07/2024 14:47
Imagem retangular verde escuro onde vemos dois balões de diálogo na cor branca e três faixas retangulares na parte de cima da imagem, uma amarela, uma azul e uma branca

O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM juntamente com a Coordenação-geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais do IFTM, torna público que estarão abertas as inscrições do Processo Seletivo para preenchimento de vagas de Português como Língua Adicional (PLA), na modalidade não-presencial (on-line), ofertadas pelo IFTM para o 2º semestre de 2024, para os níveis iniciante e intermediário.

Podem se inscrever os candidatos de qualquer nacionalidade, exceto brasileira, interessados em cursar Português como língua adicional, com idade igual ou superior a 13 anos, independente da escolaridade e de serem ou não alunos do IFTM. Para o nível intermediário é necessário, ainda, que os candidatos comprovem conhecimento prévio em Língua Portuguesa por meio de comprovações expressas no Edital.

São ofertadas 20 vagas para o curso de nível iniciante e 20 vagas para o curso de nível intermediário. Sendo que 75% destinam-se à ampla concorrência, 20% aos candidatos negros, quilombolas e indígenas e 5% para pessoas com deficiência. Os candidatos serão selecionados por sorteio, conforme previsto no Edital.

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas entre os dias 10 e 30 de julho, por meio de e-mail enviado para selecaointernacional@iftm.edu.br, com os seguintes títulos: Inscrição – PLA Iniciantes 2024/2 – Nome completo do estudante, para os candidatos ao nível iniciante e Inscrição – PLA Intermediário 2024/2 – Nome completo do estudante, para os candidatos ao nível intermediário. É obrigatório o envio do Documento de Identificação pessoal oficial equivalente ao CPF em seu país de origem e do Anexo VI, completamente preenchido. Lembrando que os candidatos ao nível intermediário também devem apresentar certificado ou declaração de aptidão em Língua Portuguesa, conforme dispõe o Edital.

Os candidatos que enviarem o e-mail com toda a documentação exigida terão sua inscrição validada. A validação será realizada pela Coordenação-geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais do IFTM (CENID), que publicará a listagem contendo os nomes dos candidatos com inscrição validada no dia 2 de agosto para o nível iniciante e no dia 5 de agosto, para o nível intermediário.

Os sorteios serão realizados pela Coordenação-geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais às 15h, do dia 6 de agosto, para o nível iniciante e às 16h, do mesmo dia, para o nível intermediário. O candidato poderá assistir ao sorteio, que será transmitido ao vivo pelo canal do IFTM no YouTube ou assistir à gravação que será disponibilizada na página de idiomas do CENID IFTM.

O resultado definitivo será divulgado na página de editais do CENID IFTM: Português como Língua Adicional – nível iniciante e Português como Língua Adicional – nível intermediário, a partir das 9h do dia 09 de agosto. Os candidatos selecionados e convocados para matrícula, obedecendo às vagas ofertadas neste Edital, deverão realizar sua matrícula conforme informativo de matrícula a ser publicado no mesmo dia e local do resultado.

Para saber mais informações, leia os Editais na página de editais do CENID IFTM: Português como Língua Adicional – nível iniciante e Português como Língua Adicional – nível intermediário.