JIF

Apresentamos Nelo, mascote dos Jogos dos Institutos Federais - Etapa Institucional - JIF IFTM 2024

Design foi escolhido em concurso destinado aos estudantes regularmente matriculados em quaisquer períodos de cursos de nível técnico, graduação, pós-graduação ou idiomas do IFTM
Publicado em 11/07/2024 10:00 Atualizado em 11/07/2024 17:38
Imagem retangular de fundo branco onde vemos Patrícia Moreira mostrando o desenho do Nelo na tela de um notebook
Crédito: Patrícia Moreira

“A mascote Nelo é uma homenagem à raça bovina Nelore, tão simbólica na cidade de Uberaba. Ele é retratado como um touro jovem e atlético, com pelagem branca e chifres, demonstrando sua força e determinação. Seus olhos transmitem energia e entusiasmo, representando o espírito competitivo e a paixão pelo esporte”. Assim, Patrícia Moreira Caldeira Faria, vencedora do concurso para escolha da mascote, começa a defesa de seu design, um dos critérios do certame. Ela ainda completa a descrição dizendo que “Nelo simboliza a rica tradição pecuária da região de Uberaba e destaca a importância do esporte no desenvolvimento dos jovens. Ele busca inspirar os estudantes a alcançarem seus objetivos, promovendo o trabalho em equipe”.

Nelo usa um uniforme composto por uma blusa de moletom, shorts e uma faixa na cabeça que remetem às cores do Instituto Federal do Triângulo Mineiro. O logo do IFTM aparece em destaque em seu bolso. Ele carrega uma medalha em seu pescoço, simbolizando as diversas modalidades esportivas presentes no evento.

A mascote foi escolhida após avaliação da Comissão Avaliadora, constituída por docentes e técnicos-administrativos do IFTM. A proposta selecionada foi avaliada de acordo com os seguintes critérios: representação de um ou mais aspectos (históricos, geográficos, culturais, arquitetônicos etc.) relacionados à cidade-sede desta edição: Uberaba/MG; originalidade e criatividade; qualidade do design; aplicabilidade (possibilidade de utilização em cores e em preto e branco, em várias dimensões, sobre fundos diferentes etc.) e atendimento às especificações técnicas previstas no edital. Além de Nelo, foram apresentadas mais quatro propostas de mascote.

A vencedora do concurso, Patrícia Moreira, é servidora técnico administrativa no IFTM Campus Patrocínio e aluna do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFTM (ProfEPT) e ficou muito feliz em ter seu desenho escolhido. “Sinto uma mistura de ansiedade e surpresa ao saber que minha criação foi a vencedora do concurso. Ver que meu trabalho, a mascote Nelo, foi escolhida como a vencedora e ter meu trabalho reconhecido é uma honra indescritível. Ele representará o JIF IFTM 2024, os valores do esporte e da tradição pecuária de Uberaba”, relatou Patrícia, que deseja que o concurso continue e que a cada ano possa oportunizar a descoberta de novos talentos do Instituto.

Sobre o JIF 2024

Os Jogos dos Institutos Federais - Etapa Institucional serão realizados na cidade de Uberaba, entre os dias 2 e 6 de setembro. Mais informações sobre os jogos serão disponibilizadas em breve.