Extensão

IFTM Campus Patos de Minas desenvolve projeto de extensão envolvendo hortas urbanas e comunitárias

O projeto é realizado por estudantes e professores do curso de Agroecologia da unidade e objetiva promover a produção de alimentos frescos e saudáveis dentro da cidade
Publicado em 25/07/2024 12:00 Atualizado em 26/07/2024 09:25
Estudantes do curso de Agroecologia atuando em uma das hortas comunitárias de Patos de Minas
Crédito: André Grub

As hortas comunitárias urbanas são iniciativas que visam promover a produção de alimentos frescos e saudáveis dentro das cidades. Pensando nisso, estudantes e professores do curso técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Patos de Minas desenvolvem um projeto de extensão com objetivo de contribuir com o desenvolvimento de hortas urbanas comunitárias em espaço sustentável, inclusivo e educativo, visando à segurança alimentar de famílias de baixa renda, além de fortalecer os laços comunitários e incentivar práticas agrícolas sustentáveis.

O projeto denominado “Hortas Comunitárias: uma alternativa para produção de alimentos para a comunidade de Patos de Minas”, é coordenado pelo professor André Grub e conta com 10 estudantes, sendo quatro bolsistas e seis voluntárias, todos do curso técnico em Agroecologia, como também com as professoras Ana Rita Silva e Renata Marques dos Santos. Em três meses de projeto, a equipe já atua em hortas comunitárias em três bairros de Patos de Minas, tanto no manejo do solo quanto no plantio de hortaliças. Por meio desse projeto, os estudantes estão conhecendo na prática técnicas da agricultura orgânica, criação de uma composteira para adubo, além de trocarem experiências a comunidade local. Nos próximos meses, a equipe executora do projeto pretende atuar em outras hortas urbanas presentes na cidade, além de reativar hortas comunitárias abandonadas.

Segundo o coordenador do projeto e também coordenador do curso de Agroecologia, André Grub, as hortas comunitárias podem proporcionar às pessoas, em ambientes urbanos, a oportunidade de cultivar alimentos frescos e de qualidade. As hortas urbanas são espaços de aprendizado para a conscientização sobre agricultura orgânica e alimentação saudável, desenvolvimento de habilidades manuais práticas, trabalho em equipe, estímulos sensoriais e projetos interdisciplinares. O professor também fala sobre o impacto da ação na formação dos estudantes “essa ação de extensão está promovendo oportunidade de trocas de aprendizagem e de conexão entre o IFTM e a comunidade externa, contribuindo para um ensino mais contextualizado e relevante, de forma a possibilitar aos estudantes aplicar seus conhecimentos, na prática, em desafios reais enfrentados pela comunidade, resultando, assim, em benefícios mútuos.”

Depoimento dos estudantes extensionistas

O estudante bolsista do projeto, Luís Fernando Fonseca Godinho, destaca como a ação tem impactado sua formação “Sou muito grato por fazer parte do projeto das hortas comunitárias. Ter contato com pessoas que estão ali trabalhando todos os dias é uma grande possibilidade de não só desenvolver meus conhecimentos técnicos, mas também humanos. O amor colocado por essas pessoas em uma horta comunitária é único e visível. Além disso, fico feliz em saber as famílias que têm acesso a alimentos com procedência em seus pratos por meio da horta”.

Isabel Cândido Queiroz, estudante e bolsista do projeto, destaca a importância da interação com os trabalhadores locais: “Na horta, além da presença dos meus amigos e colegas, temos o Sr. Lázaro e a Dona Margarida (cuidadores da horta), que toda semana têm muito a nos ensinar, mostrando os caminhos de como podemos viver no mundo de uma forma sustentável e saudável, sem prejudicar a fauna e o solo.”

A Extensão no IFTM

A extensão é uma das principais atividades dos Institutos Federais, juntamente com o ensino e a pesquisa, e visa democratizar os conhecimentos gerados por essas instituições de ensino. Essa dimensão educativa se baseia na troca de conhecimentos entre a comunidade interna (professores, técnicos administrativos e estudantes) e a comunidade externa, promovendo um diálogo constante entre esses diferentes grupos.

A extensão é vista como uma ação institucional que impulsiona o desenvolvimento local e regional, sendo essencial para a consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais. Através da extensão, os Institutos Federais garantem a integração com diversos segmentos sociais e o mundo do trabalho, oferecendo um espaço privilegiado para trocas de experiências e saberes.

Além disso, a extensão promove a reflexão crítica dos participantes e fomenta o desenvolvimento socioeconômico equitativo e sustentável.

Curso de Agroecologia

O Curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio, ofertado pelo IFTM Campus Patos de Minas, tem o objetivo de formar profissionais críticos, éticos e com sólida formação técnica, capazes de participar e promover transformações em sua área de trabalho e na sociedade na qual está inserido, com responsabilidade ambiental, social, política e econômica. A partir do curso de Agroecologia os estudantes aprendem aspectos teóricos e práticos para auxiliar assistência técnica a propriedades agrícolas, atender às demandas locais e regionais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a preservação dos recursos naturais.