Cerimônia de premiação do 1° Desafio de Inovação NIT/IFTM e Granto Seguros foi marcado por surpresa e emoção
Crédito: Foto de Igor Salomão - Granto Seguros
A cerimônia de premiação do 1° Desafio de Inovação NIT/IFTM e Granto Seguros, aconteceu no dia 9 de agosto, no anfiteatro do IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico e conseguiu manter o suspense até os últimos minutos, quando foi revelado que a equipe 4Bits, do IFTM Campus Ituiutaba foi a grande vencedora, com o projeto Granto Contratos.
O desafio proposto consistia na criação de um leitor de contratos com a capacidade de extrair informações específicas, como objeto, valor, prazo, entre outras. Essa solução é importante para otimizar operações, especialmente no que diz respeito à cotação e formalização de seguros.
Dez equipes toparam o desafio, totalizando 40 participantes, uma vez que cada equipe era formada por três discentes e um orientador, que poderia ser docente ou técnico-administrativo do IFTM. Destas, duas receberam menção honrosa, uma conquistou o segundo lugar e recebeu uma premiação de R$ 2.000,00 (Dois mil reais) e uma foi a vencedora, levando um prêmio de R$ 6.000,00 (Seis mil reais) e a oportunidade de desenvolver o projeto, juntamente com a Granto Seguros, com recebimento de bolsa, durante o período de um ano.
Abertura
Na abertura da cerimônia, o Reitor do IFTM, Marcelo Ponciano, destacou a importância de eventos como este e os benefícios que proporcionam à nossa comunidade. “Participar de um desafio como esse, além de permitir o desenvolvimento de projetos inovadores, oferece aos nossos estudantes a oportunidade de aprimorar soft skills, cultivar o espírito empreendedor e de inovação, fortalecer habilidades de trabalho em equipe, e ampliar uma visão que os conduzirá a uma formação cada vez mais integral. Isso os tornará profissionais de excelência, preparados para um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e competitivo,” afirmou Ponciano. Ele também enfatizou que esses desafios contribuem para que o IFTM forme profissionais alinhados às exigências do mundo atual. O Reitor ainda expressou sua gratidão à Granto Seguros pela parceria: “Gostaria, em nome do IFTM, de agradecer à Granto pela parceria e pela oportunidade de estarmos juntos na realização deste grande evento”.
Felipe Ramos, Founder e CEO da Granto Seguros, falou um pouco sobre a empresa: “A Granto é uma empresa de tecnologia que facilita a contratação de seguros, focando, principalmente, nos seguros contratuais e nos seguros judiciais. Nosso trabalho é proporcionar segurança, confiança e tranquilidade para os empreendedores na hora de contratar seguros para os seus negócios”. Ele ainda destacou que a solução proposta nesse desafio, que será desenvolvida nos próximos meses, irá trazer acessibilidade a milhares de pequenos empreendedores, gerando empregos e renda.
Roda de Conversa
Antes de revelar os vencedores do desafio, foi realizada uma roda de conversa com o tema Vamos conversar sobre Inteligência Artificial (IA)? com Ernani Viriato de Melo, diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFTM e Augusto Cordeiro, Diretor de Tecnologia (CTO) da Granto Seguros.
A ideia da roda de conversa foi falar sobre o tema de inteligência artificial (IA), seja no meio acadêmico ou no meio profissional, e trazer reflexões acerca de sua utilização.
Premiação
Segundo Larissa Oliveira, Analista de Projetos e Inovação da Granto Seguros, foi muito difícil chegar a um resultado “todas as equipes entregaram projetos muito bem elaborados e inovadores, então a diferença de pontuação entre as equipes foi pequena”, concluiu dando os parabéns a todos os participantes.
Primeiro foram convidadas a subir ao palco as duas equipes de destaque: Jarvinistas, formada pelos alunos Bruno Gomes Pereira, João Pedro Araújo Queiroz Barbosa e Matheus Ricardo de Jesus Camargos, do curso de Ciência da Computação do IFTM Campus Ituiutaba, com orientação do professor André Luiz França Batista e Contractfy, formada pelos alunos Carlos Alexandre Sousa Silva, Eder Junio de Souza Queiroz e Luiz Antônio Folador Filho, do curso de Engenharia de Computação, do IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico, com orientação do professor Leandro Martins da Silva.
Em seguida foi anunciada a equipe OpenUAI, formada pelos alunos Eduardo Machado Rezende, Roberto Caetano Buiatti e Raul Torres da Silva Neto, do Curso de Ciência da Computação do IFTM Campus Ituiutaba, com orientação do professor Ailton Luiz Dias Siqueira Júnior, que terminou o desafio na segunda colocação.
E, como grande destaque da noite, foi anunciada da equipe vencedora: 4Bits, dos discentes Ana Victória Galvão Barros, Melissa Medeiros Teodoro e Marcello Vinhais de Souza Filho, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFTM Campus, sob orientação do professor Daniel Ramos Pimentel.
Conversamos com Melissa, da equipe 4Bits, que nos contou que “participar do primeiro Desafio de Inovação foi uma experiência extremamente positiva, principalmente porque o nosso grupo é super dinâmico. E a nossa harmonia com o orientador, Daniel Pimentel - que colaborou e orientou a gente de forma tão excepcional - fez com que conseguíssemos a vitória”. A estudante também falou da emoção de serem os campeões: “Eu estava com o Marcello, que é um dos integrantes da equipe, e tive que puxar ele da cadeira para a gente poder ir receber a premiação no palco (risos). Eu falei com a voz toda trêmula, porque eu realmente estava muito emocionada. Foi muito bom, é indescritível a sensação de ganhar”. Melissa disse que está muito empolgada em desenvolver o projeto “é ter a oportunidade de aprender ainda mais com a empresa Granto Seguros, que é da área de tecnologia e está sempre se aprimorando a cada dia que passa. Com certeza vamos adquirir muito conhecimento da nossa área” encerrou a estudante.
“Participar do Desafio de Inovação é a oportunidade de aproximar os estudantes da realidade do mercado de trabalho. As ações, para realização do desafio, são abordadas em sala de aula, mas tomam outra proporção em um projeto completo e complexo como o proposto”, afirma o professor Daniel Pimenta. Ele ainda fala sobre a orientação da equipe: “Poder orientar os estudantes da Equipe 4Bits foi um privilégio, principalmente por dois deles serem nossos egressos do curso técnico integrado ao ensino médio, reiterando a importância da verticalização oferecida pelo nosso Instituto” e completou dizendo que todos os membros da equipe estão ansiosos para o desenvolvimento da aplicação completa, junto à Granto. “A ideia é montarmos um ambiente e fluxo de trabalho próximo ao que os estudantes encontrarão lá fora”, completa o orientador.
Outro discente que falou com a gente foi Raul, da equipe OpenUAI: “o desafio da Granto foi uma experiência muito enriquecedora, tanto para mim, quanto para os meus colegas. Tivemos a oportunidade de aplicar, na prática, o que aprendemos dentro de sala, utilizando inteligência artificial e desenvolvendo uma aplicação web responsiva”. O estudante aproveitou para agradecer à Granto Seguros e ao IFTM, pela oportunidade que tiveram: “queria agradecer à organização de todo o evento, de todo o desafio. E, também, agradecer ao nosso orientador, Ailton Júnior, ao nosso grupo e a todos os colegas de equipe pelo apoio e colaboração ao longo do projeto”, agradeceu Raul.
O professor Ailton Júnior nos conta que “foi muito interessante participar do desafio. Os estudantes se interessaram bastante, conseguiram se organizar, trouxeram novas tecnologias, aprenderam muita coisa e isso foi fundamental para o sucesso da equipe” e disse estar muito feliz com o resultado. “Isso prova que o trabalho que é feito no campus, o que fazemos no ensino, na pesquisa e na extensão, tem dado frutos. Temos observado que nossos estudantes estão despontando em diversas competições locais, regionais e nacionais. Temos muitos estudantes envolvidos em maratonas de programação. E isso se reflete no ensino. Observamos o êxito dos alunos nos estágios, transformando seu estágio em vínculo de emprego e iniciando uma carreira na área e isso é muito gratificante”, termina o professor.
“Para o IFTM é um orgulho poder proporcionar atividades como essa e acompanhar a conquista e, principalmente, o crescimento dos nossos alunos”, afirma Kety Caparelli, coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFTM (NIT), que aproveita para convidar os estudantes para participar do próximo evento, o Hackathon IFTM 2024.