Desafio de Inovação

IFTM Campus Ituiutaba se destaca na premiação do 1º Desafio de Inovação NIT/IFTM e Granto Seguros

O IFTM Campus Ituiutaba se destacou no 1º Desafio de Inovação NIT/IFTM e Granto Seguros, conquistando o 1º e 2º lugares, além de uma menção honrosa, reafirmando sua excelência em inovação e tecnologia.
Publicado em 20/08/2024 12:00 Atualizado em 20/08/2024 14:20
Fotomontagem com 3 fotos, em todas elas os estudantes e docentes citados na notícia estão recebendo as premiações da Granto Seguros e do NIT
Crédito:

Na noite da sexta-feira, 9 de agosto, foi realizada a premiação do 1º Desafio de Inovação NIT/IFTM e Granto Seguros. O evento, que ocorreu de forma remota, teve como tema "Interpretando documentos com Inteligência Artificial" e buscou promover a colaboração estratégica entre a academia e o setor privado, com ênfase no desenvolvimento tecnológico e inovação.

O objetivo principal do desafio foi a criação de uma aplicação web inovadora que, utilizando algoritmos avançados de inteligência artificial, pudesse extrair dados complexos de contratos de forma automática, transformando informações técnicas em conteúdo acessível e simplificado para facilitar a compreensão e tomada de decisões pelos usuários.

Participação e Premiação

Dez equipes representando diversos campi do IFTM participaram do desafio. O Campus Ituiutaba se destacou significativamente, competindo com quatro equipes, das quais três foram premiadas. O campus conquistou o 1º e o 2º lugares, além de receber uma menção honrosa, reafirmando sua excelência acadêmica e capacidade inovadora na área da Computação.

Confira os premiados:

1º lugar

• Professor Daniel Ramos Pimentel
  • Melissa Medeiros Teodoro
  • Ana Victoria Galvão Barros
  • Marcello Vinhais de Souza Filho

2º lugar

• Professor Ailton Luiz Dias Siqueira Junior
  • Eduardo Machado Rezende
  • Raul Torres da Silva Neto
  • Roberto Caetano Buiatti

Menção honrosa

• Professor André Luiz França Batista
  • Matheus Ricardo de Jesus Camargos
  • Bruno Gomes Pereira
  • João Pedro Araújo Queiroz Barbosa

Sobre o Evento

A inovação é um dos pilares de desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil, da qual fazem parte os Institutos Federais. Com o objetivo de estimular e incentivar a comunidade acadêmica, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), por meio do seu Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), firmou parceria com a empresa Granto Seguros para a realização do 1º Desafio de Inovação NIT/IFTM "GRANTO SEGUROS: Interpretando documentos com Inteligência Artificial".

O desafio foi dividido em duas fases. Na primeira, as equipes se inscreveram e submeteram propostas de 28 de maio a 5 de julho, com o objetivo de solucionar o problema especificado no edital. Desde 19 de julho, a Granto Seguros analisou os materiais recebidos e selecionou as duas melhores propostas, que foram premiadas no auditório do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, localizado na Univerdecidade, em Uberaba/MG.

A premiação foi em dinheiro, com o valor de R$ 6.000,00 para a equipe classificada em primeiro lugar e R$ 2.000,00 para a equipe em segundo lugar. Na segunda fase, a equipe vencedora iniciará, a partir de 1º de outubro, o desenvolvimento do projeto em conjunto com a Granto Seguros, por um período de 1 ano, com pagamento de bolsa tanto para o orientador quanto para os estudantes da equipe.

Formação de Equipes

As equipes eram compostas por quatro integrantes: um orientador (docente ou técnico-administrativo do IFTM) e três discentes dos cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Software, Engenharia da Computação, Especialização em Ciência de Dados, Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Licenciatura em Computação. As inscrições ocorreram de 28 de maio a 28 de junho na página do evento.

Depoimentos

Melissa Medeiros Teodoro, integrante da equipe vencedora, compartilhou a emoção de participar e vencer o desafio: "Foi uma experiência extremamente positiva. Nossa harmonia como grupo e a orientação excepcional do professor Daniel Pimentel foram fundamentais para a nossa vitória. Estamos ansiosos para aprender ainda mais com a Granto Seguros e desenvolver o projeto."

O professor Daniel Pimentel também expressou seu orgulho: "Orientar a equipe 4Bits foi um privilégio, especialmente por dois dos membros serem egressos do curso técnico integrado ao ensino médio do nosso campus. Essa vitória reforça a importância da verticalização do ensino no IFTM, preparando nossos estudantes para os desafios reais do mercado de trabalho."

Sobre o NIT

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFTM é responsável por fomentar a inovação entre servidores e estudantes, criando oportunidades de integração da pesquisa tecnológica com as demandas das empresas. O NIT está vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Instituto e realiza eventos, capacitações e parcerias para promover o desenvolvimento de tecnologias inovadoras.

Sobre a Granto Seguros

A Granto Seguros, localizada em Uberaba/MG, é uma empresa que se destaca por sua missão de revolucionar o mercado de seguros, oferecendo segurança e confiança para empreendedores. Em 2023, a empresa foi reconhecida no Ranking de 70 Melhores Empresas Para Trabalhar GPTW em Minas Gerais, ficando em 12º lugar na categoria de pequenas empresas.