Cooperação acadêmica

IFTM e UnB submetem proposta de Doutorado Interinstitucional à CAPES

Parceria estratégica visa qualificar corpo docente e fortalecer a pesquisa, a pós-graduação e a inovação no IFTM
Publicado em 29/12/2025 14:00 Atualizado em 29/12/2025 14:13
Compartilhe:
Compartilhe:
Fotografia colorida de uma sala de aula de doutorado. Em destaque uma professora negra, de cabelos crespos louros, usando um blaser marrom. Em segundo plano, desfocado, vemos dois alunos brancos, sentados em carteiras.
Fotografia colorida de uma sala de aula de doutorado. Em destaque uma professora negra, de cabelos crespos louros, usando um blaser marrom. Em segundo plano, desfocado, vemos dois alunos brancos, sentados em carteiras.
Crédito: Banco de imagens Canva

O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), deu um passo decisivo para o fortalecimento de sua base acadêmica ao submeter uma proposta de Doutorado Interinstitucional (DINTER) à CAPES. A iniciativa responde ao Edital nº 14/2025 e visa fomentar a formação doutoral por meio da cooperação entre instituições de ensino superior.

A proposta é o resultado de um intenso processo de planejamento e negociação entre diversos setores das duas instituições. O foco central é promover o desenvolvimento institucional do IFTM, qualificando seu corpo docente e impulsionando a pesquisa, a pós-graduação e a inovação tecnológica.

Excelência e impacto institucional

O modelo DINTER permite que os professores do IFTM realizem o doutorado em programas consolidados e com reconhecimento nacional, como os oferecidos pela UnB, sem que precisem romper o vínculo com sua instituição de origem. A escolha da UnB justifica-se pela excelência acadêmica e pela sintonia do seu programa de pós-graduação com as áreas estratégicas de atuação do Instituto.

Além da titulação dos docentes, espera-se que a parceria gere impactos positivos a longo prazo, como o fortalecimento dos grupos de pesquisa internos; a ampliação da produção científica e inovação aplicada; a melhoria contínua da qualidade do ensino na graduação e pós-graduação e a consolidação de uma cultura institucional voltada à excelência em pesquisa.

Vozes do projeto

Para a Diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFTM, Érica Crosara, a submissão é um marco estratégico. “A construção desta proposta é resultado de um trabalho coletivo. Trata-se de uma ação que visa fortalecer a nossa pós-graduação e ampliar a capacidade institucional de produzir ciência e impacto social”, afirma.

O diretor-geral do IFTM Campus Paracatu, Gustavo Alexandre, que também integra a iniciativa, reforça o compromisso com a qualidade: “a parceria com a UnB evidencia a maturidade da nossa instituição. A busca pela qualificação do corpo docente reflete diretamente na melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão oferecidos à comunidade”.

Próximos passos

A comunidade acadêmica agora aguarda o cronograma da CAPES. O resultado da seleção está previsto para ser divulgado em maio de 2026. Caso a proposta seja aprovada, as atividades do programa de doutorado devem ter início em 2027, consolidando a atuação regional do IFTM e ampliando as fronteiras do conhecimento científico no Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas.

Compartilhe:

Notícias relacionadas