Processo seletivo

Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) abre inscrições para 769 vagas em todo o país

Interessados podem se inscrever até 15 de janeiro; processo seletivo inclui 12 vagas destinadas ao IFTM com aulas previstas para março de 2026
Publicado em 30/12/2025 15:30 Atualizado em 30/12/2025 15:36
Compartilhe:
Compartilhe:
Imagem retangular de fundo degradê de roxo para azul marinho. Ao centro da imagem a logomarca do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Imagem retangular de fundo degradê de roxo para azul marinho. Ao centro da imagem a logomarca do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)
Crédito: Instituto Federal do Espirito Santo (Ifes)

O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) está com inscrições abertas para o processo seletivo que visa preencher 769 vagas em todo o Brasil, para iniciar o curso em 2026. Para o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), são ofertadas 12 vagas, sendo 6 reservadas para servidores e 6 para ampla concorrência. O edital do processo seletivo já está publicado e as inscrições podem ser feitas até o dia 15 de janeiro, exclusivamente via internet, na página do ProfEPT. A taxa de inscrição é de 160,00 (cento e sessenta reais).

A seleção será feita por meio do Exame Nacional de Acesso (ENA) do ProfEPT, uma prova objetiva, realizada de forma on-line, no dia 8 de fevereiro de 2026. A prova terá 20 questões de múltipla escolha. O conteúdo se concentrará sobre três áreas principais, conforme referências bibliográficas indicadas no edital: “Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica”; “Metodologias de Pesquisa”; e “Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem”.

O objetivo do mestrado é proporcionar formação, visando tanto à produção de conhecimento quanto ao desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho ao conhecimento sistematizado pertinentes à educação profissional, técnica e tecnológica em espaços formais ou não-formais. As aulas são semipresenciais para servidores e comunidade.

São duas linhas de pesquisa: “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”, que foca nos fundamentos e no desenvolvimento curricular das práticas educativas; e “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”, que trata dos processos de concepção e organização do espaço pedagógico na EPT, incluindo estudos sobre a construção temporal e memória da educação profissional.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 2 de março de 2026. As aulas estão previstas para começar a partir do dia 20 de março.

Para mais informações, leia o Edital na página do ProfEPT.

 

Compartilhe:

Notícias relacionadas