Marketing

Setembro marca apresentação dos Projetos Profissionais Integradores dos estudantes de 1º e 3º período de Marketing

Estudantes vão apresentar ideias de novos produtos e serviços, além de resultados de trabalhos de consultoria
Publicado em 04/09/2024 14:41 Atualizado em 04/09/2024 14:55
Compartilhe:
Compartilhe:
Foto de apresentação dos PPIs em 2023
Foto de apresentação dos PPIs em 2023
Crédito: Divulgação

Entre os dias 09 e 12 de setembro, estudantes do curso de Tecnologia em Marketing, do Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), vão apresentar o resultado de experiências mais próximas ao mercado de trabalho. Ao longo desses dias, alunos do 1º e 3º período vão apresentar o resultado dos Projetos Profissionais Integradores (PPIs) do semestre, a partir dos quais eles tiveram a chance de colocar em prática o conhecimento que adquiriram em sala de aula com uma perspectiva de mercado. O evento é aberto ao público interno do Campus, tem inscrições gratuitas por meio do site https://iftm.edu.br/eventos/semanadosppis e dá direito a certificado de participação.

Para os estudantes do 1º período, o desafio é criar uma empresa fictícia a partir de uma ideia de produto ou serviço. Eles vão subir ao palco do auditório do Campus, nos dias 10 e 12 de setembro, e terão 20 minutos para apresentar suas ideias de negócios para uma banca examinadora composta por professores da unidade. Divididos em grupos, eles podem usar recursos visuais e devem se valer dos conteúdos de Marketing que estudaram no primeiro semestre de aulas para conquistar a atenção dos jurados. Os nomes dos negócios criados pelos estudantes são Museu; Brilho Mineiro; Lia; Shield; Ursin e Pet.

“Eles vão ter que falar sobre o processo de comunicação, identidade visual da marca, os diferenciais do produto e porque que ele tem a atratividade de mercado. Abordam também um pouco da parte de gestão de pessoas, as funções que cada um exerce dentro da empresa, além de apontar qual é o público e o posicionamento que eles querem que os clientes tenham da empresa, ou seja, como a empresa que ser enxergada pelos clientes”, explica a professora Nathane Eva Santos Peixoto, professora do curso de Marketing.

Mais avançados no curso, os estudantes do 3º período tiveram a chance de vivenciar na prática o mercado de trabalho atuando com ações de consultoria e terão, cada grupo, 10 minutos no palco do auditório para apresentar os trabalhos. Ao longo do semestre, várias empresas receberam auxílio desses estudantes para desenvolver ações ou planos de Marketing. As empresas que receberam a consultoria foram Agência de Marketing Fora da Caixa; Escola de Dança Claudia Nunes; Hosana Assessoria; Jenny Jóias; Lívia Tatuadora; MarmoImpe e VerasVet.

“Os alunos do 3º período, em vez de criar uma ideia de negócio, estão prestando consultoria para uma empresa que já existe. A maioria fez com empresas de Uberlândia, mas teve um grupo que fez com uma empresa do Maranhão. Eles vão fazer um diagnóstico de como está a situação e aplicar um pouquinho ali a parte de marketing digital e marketing de serviços. Tem um pouco de precificação e microeconomia, assim como os fatores externos que podem influenciar ou não naquele negócio”, complementa Nathane.

Sobre o PPI

O Projeto Profissional Integrador é uma atividade interdisciplinar que tem como premissa o desenvolvimento de um projeto que envolva os conhecimentos trabalhados nas unidades curriculares de cada semestre, integrando-as. Esse projeto é concebido como uma forma de sistematizar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes durante o semestre, como também uma forma de oferecer vivência prática-profissional mediante aplicação dos conhecimentos em situações reais a serem enfrentadas pelo aluno, quando egresso do curso, favorecendo ainda a aquisição de competências sociais tão importantes para o profissional, que cada vez mais deve saber trabalhar em equipe.

O PPI busca incentivar atitudes empreendedoras, considerando as inovações (produto e serviços, processos, de negócio e de Marketing) e favorecer o conhecimento de diferentes tipos de setores de negócios, suas características e processos, analisando as oportunidades de mercado, avaliando os riscos, bem como usar os conceitos teóricos e metodologia no desenvolvimento e gerenciamento de projetos, preparando o aluno para solucionar problemas de forma estruturada, trabalhando em equipe.

 

 

 

Compartilhe:

Notícias relacionadas