Processo Seletivo

IFTM Campus Uberaba está com inscrições abertas para escolha de estudantes especiais interessados em cursar disciplina no curso de Mestrado Profissional em Produção Vegetal

A inscrição no edital é gratuita. Diploma de Graduação, documento de identidade e CPF são documentos necessários
Publicado em 05/09/2024 17:46 Atualizado em 05/09/2024 18:03
Compartilhe:
Compartilhe:
Fotografia colorida de duas dois pesquisadores, um homem e uma mulher, trabalhando em um experimento de hidroponia
Fotografia colorida de duas dois pesquisadores, um homem e uma mulher, trabalhando em um experimento de hidroponia
Crédito: Divulgação

Estão abertas a partir de hoje, 5 de setembro, as inscrições para a seleção de estudantes especiais interessados em cursar disciplinas no Mestrado Profissional em Produção Vegetal do IFTM Campus Uberaba. Ao todo, foram ofertadas 45 vagas distribuídas entre as seguintes disciplinas: Gestão de Bacias Hidrográficas no Cerrado, Olericultura no Cerrado, Manejo Integrado de Doenças em Cultivos do Cerrado, Manejo Integrado de Pragas em Cultivos do Cerrado, Métodos Estatísticos Aplicados à Produção Vegetal e Zoneamento Agroclimático para Culturas do Cerrado.

As disciplinas ofertadas no programa são voltadas para profissionais diretamente ou indiretamente ligados à área de Ciências Agrárias. Para participar, todos os candidatos devem possuir diploma de graduação obtido em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

As inscrições, que são gratuitas, devem ser realizadas na página do processo seletivo em “Estudante Especial – Mestrado em Produção Vegetal 2024/2), até o dia 16 de setembro, às 23h59, horário de Brasília. Os candidatos poderão optar por concorrer às vagas de ampla concorrência (AC) ou por meio das vagas destinadas a negros, quilombolas ou indígenas (NQI), e pessoas com deficiência (PcD).

Candidatos que se autodeclararem negros, quilombolas ou indígenas (NQI) poderão concorrer a vagas específicas, independente de sua renda familiar ou escola de origem. Para os negros, serão levadas em consideração suas características fenotípicas, já os quilombolas ou indígenas comprovem pertencimento a uma comunidade quilombola ou indígena, respectivamente.

As vagas destinadas a Pessoas com Deficiência (PcD) são voltadas para candidatos com deficiência física, auditiva, visual, mental, Transtorno do Espectro Autista, ou outras condições previstas no Art. 2º da Lei 13.146/2015 (Estatuto de Inclusão da Pessoa com Deficiência) e no Art. 4º do Decreto 3.298/1999.

O processo seletivo contará com uma única etapa: a análise do currículo dos candidatos. O resultado preliminar será divulgado no dia 23 no site oficial do IFTM, e o resultado final, com a convocação para matrícula, será publicado no dia 29 de setembro.  Informações sobre o período de matrícula e os documentos necessários estarão disponíveis junto com o resultado definitivo.

Compartilhe:

Notícias relacionadas