IFTM Campus Uberaba, em parceria com a Equipe Maturana da Maratona Senar Jovem, promove minicurso sobre a fabricação de queijo minas frescal e iogurte
No dia 31 de agosto, o IFTM Campus Uberaba, em parceria com a Equipe Maturana Senar Jovem, promoveu o Minicurso de Queijo Minas Frescal e Iogurte, que foi realizado no Laticínio do Setor da Agroindústria, que reuniu 20 participantes da comunidade externa, oferencendo uma experiência prática e educativa sobre a fabricação de produtos lácteos.
Proposto pela professora Carolina Rodrigues da Fonseca, que leciona disciplinas voltadas à tecnologia de produtos lácteos nos cursos de técnico em Alimentos, bacharelados em Engenharia Agronômica e em Zootecnia, Tecnologia de Alimentos e no Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos do IFTM Campus Uberaba, o minicurso teve como objetivo proporcionar uma vivência prática na fabricação de queijo Minas frescal e diferentes tipos de iogurte.
Entre os produtos ensinados, estavam o iogurte tradicional, adoçado e grego, seguindo rigorosamente as Boas Práticas de Higiene e Fabricação.
Aos participantes, foi fornecido material didático instrucional, o que possibilitou aos participantes o acompanhamento das estapas do processamento, além do esclarecimento de dúvidas com a equipe organizadora.
Cláudia Papiani, uma das participantes, compartilhou sua experiência: “Foi a primeira vez que tive contato com o setor de lacticínios. A professora explicou de forma simples, e a prática faz com que a gente aprenda mais. Para mim e para minhas colegas foi tudo maravilhoso”.
Liliene Cápolli também comentou, "o curso foi excelente, muito conhecimento adquirido. Todos foram muito atenciosos e espero que essa seja a primeira de muitas edições”.
Lavínia Aris de Souza Costa, uma das representantes da Equipe Maturana da Maratona Senar Jovem e estudante do curso de Engenharia Agronômica do Campus Uberaba, disse “como estudante de Engenharia Agronômica e membro da equipe Maturana, da Maratona Senar Jovem, vi no minicurso de produção de queijo minas frescal e iogurte uma oportunidade de levar para a comunidade externa os aprendizados, que por vezes ficam apenas dentro da academia. Os participantes, em sua maioria, foram pessoas que têm como objetivo gerar renda através da produção destes produtos e é muito gratificante poder ter contribuído um pouco nesse processo", finalizou.
A professora Carolina Fonseca destacou a satisfação em ministrar o curso, "foi gratificante oferecer um curso para a comunidade. Os participantes participaram de forma bastante ativa, mostrando interesse em aprender a fabricar os produtos. Com as orientações recebidas no curso, pode-se dizer que eles saíram capacitados para produzir artesanalmente e com qualidade tanto o queijo Minas frescal quanto os iogurtes”.
O minicurso foi encerrado com uma degustação dos produtos que foram elaborados participantes.