Atividades acadêmicas

Núcleo de Estudos de Diversidade, Sexualidade e Gênero realiza oficina de letramento em diversidade, sexualidade e gênero no IFTM Campus Uberaba

O objetivo foi proporcionar uma reflexão sobre o significado das letras LGBTQIAPN+
Publicado em 09/09/2024 19:04 Atualizado em 09/09/2024 19:05
Compartilhe:
Compartilhe:
Fotografia colorida de uma professora ministrando uma palestra
Fotografia colorida de uma professora ministrando uma palestra
Crédito: Akemi Okumura

No dia 5 de setembro, o Núcleo de Estudos de Diversidade, Sexualidade e Gênero (NEDSEG) do IFTM Campus Uberaba promoveu a oficina "Letramento em diversidade, sexualidade e gênero", um evento realizado das 13h às 15h. O objetivo foi proporcionar uma reflexão sobre o significado das letras LGBTQIAPN+ (lésbica, gay, bissexual, transgênero, queer, intersexo, assexual, pansexual e não binário), além de abordar o símbolo “+”, que representa outras identidades e orientações que compõem a sigla.

A oficina foi conduzida pela professora Luna Marquez Ferola e teve como destaque o foco na diversidade e na individualidade de cada identidade. Akemi Okumura, estudante e membro do NEDSEG, compartilhou sua experiência sobre o impacto da atividade, "o letramento para o aprendizado das letras LGBTQIAPN+ foi extremamente enriquecedor, abordando questões de identidade e cada uma de suas individualidades. O letramento trouxe uma melhor compreensão sobre a diversidade e como cada pessoa é única. Tudo foi explicado com uma linguagem jovial para atrair a atenção do público. E, como estudante e membro da comunidade LGBTQIAPN+, posso dizer que foi maravilhoso aprender mais sobre mim mesmo e sobre a comunidade que convivo".

A professora Daniela Viana, presidente do NEDSEG do Campus, destacou a importância do evento como uma ação piloto que precede um projeto mais amplo a ser implementado na instituição. “Cada ação promovida pelo NEDSEG nos fortalece enquanto grupo, fortalece nossa luta e soma na mudança que desejamos realizar. A ideia é conseguirmos chegar ao máximo de turmas de estudantes do nosso Campus”.

Raul Brito, estudante do 5º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e membro do NEDSEG, também expressou sua satisfação com o evento: "Como um dos organizadores do projeto, estou muito satisfeito com o evento. Focamos em entender os significados e as relações por trás dos termos de diversidade e gênero, ao invés de apenas discutir as definições. Agradeço a todos que participaram e ajudaram a tornar essa conversa tão valiosa. Juntos, estamos avançando para um ambiente mais inclusivo e compreensivo".

“Estamos caminhando pouco a pouco para um ambiente escolar mais empático e acolhedor. Vejo os jovens com muito a dizer sobre o tema da oficina e, ao mesmo tempo, cheios de dúvidas, o que reforça o quanto são importantes esses espaços seguros de diálogo”, contou Daniela Viana.

Com essa ação, o NEDSEG reafirma seu compromisso em promover um ambiente de diálogo e inclusão, contribuindo para uma cultura escolar mais aberta à diversidade.

Tags: EVENTO
Compartilhe:

Notícias relacionadas