Visita Técnica

Estudantes dos cursos técnicos em Administração, Agropecuária, Alimentos, Meio Ambiente e Química do IFTM Campus Uberaba relatam experiências transformadoras no Festival Nacional de Matemática no Rio de Janeiro

Os alunos compartilharam seus aprendizados em palestras, workshops e vivências culturais, destacando a importância do evento para o crescimento acadêmico e pessoal
Publicado em 10/09/2024 16:09 Atualizado em 10/09/2024 18:52
Fotografia colorida de um grupo de estudantes
Crédito: Cristielle Bizinoto

Entre os dias 5 e 7 de setembro, 35 alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Administração, Agropecuária, Alimentos, Meio Ambiente e Química do IFTM Campus Uberaba tiveram a oportunidade de participar do Festival Nacional de Matemática, realizado no Rio de Janeiro/RJ.

Nicolly Rosa, do 3º ano do técnico em Agropecuária, descreveu a experiência como "uma oportunidade única de participar de desafios que testaram não só meu conhecimento, mas também minha criatividade e capacidade de raciocínio".

Ela destacou as atividades no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e a riqueza cultural da cidade, que complementou sua formação acadêmica.

Laryssa Ferreira, do terceiro ano do curso técnico em Química, relatou que ao chegar no Rio de Janeiro ficou impactada pelo Festival de Matemática organizado pelo IMPA. "As atividades eram muito criativas, indo de óculos de realidade virtual até teatro. Fomos conhecer os museus, que são lindos, é impressionante o conhecimento que proporcionam a quem os visita. Além dos recursos tecnológicos de cada um, o Museu do Amanhã estava repleto de telas interativas, e o Museu de Arte do Rio (MAR) tinha instalações artísticas com as quais se podia interagir".

Ainda segundo a estudante, "a viagem fez com que eu refletisse sobre como os estudos tornam tudo possível, trazendo uma surpresa positiva em um ano que ela não esperava viver uma oportunidade tão especial".

A delegação, acompanhada pelos professores José Henrique Bizinoto, Cristielle Sousa Bizinoto, Mauro Junio Prado e Airton Monte Serrat Borin Junior, foi composta pelos alunos que se destacaram na 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2024, além de três estudantes com menções honrosas na OBMEP de 2023 e dois alunos que participaram da Maratona de Matemática na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

João Gabriel de Moraes Santos Melo, 2º ano técnico em Administração comentou que “participar da viagem foi um reconhecimento do esforço nos estudos. Expandir meus horizontes, conhecer novas culturas e interagir com estudantes de todo o país foi fundamental para meu desenvolvimento pessoal e acadêmico. Sinto-me ainda mais motivado a continuar buscando a excelência acadêmica. Essa viagem será uma inspiração para os próximos desafios”.

A viagem foi muito além de um evento acadêmico. Os estudantes vivenciaram uma imersão intensa em palestras, workshops, etc., além de terem experiências culturais enriquecedoras, conforme destacou Luana Aparecida Ferreira Costa, 2º ano do técnico em Alimentos: "A viagem ao Rio de Janeiro agregou muito ao meu aprendizado. Participar de projetos matemáticos que normalmente não temos acesso aqui foi incrível.

"Entre os stands, vi coisas incríveis como um triciclo de rodas quadradas e dinâmicas que nos enriqueceram com leveza. As visitas aos museus foram deslumbrantes, com temáticas como a poluição e a pandemia retratadas artisticamente. Foi uma experiência inclusiva e enriquecedora, tanto academicamente quanto culturalmente”, disse.

Para Keillianny Paula da Silva, 3º ano do curso técnico em Administração, “o Festival de Matemática me inspirou a continuar dando o meu melhor. Aprendemos coisas novas de uma forma descontraída, como a palestra sobre o cubo de Rubik e a composição musical com escolha de compasso e tom. No Museu do Amanhã, refletimos sobre o meio ambiente através de jogos dinâmicos. A exposição sobre o Funk no Museu MAR também foi fascinante. Essa viagem, sem dúvidas, me marcou e servirá como incentivo para os desafios futuros”.

Para Gabriel Fernandes, 1º ano do curso técnico em Meio Ambiente, “a experiência no Festival da Matemática foi uma imersão no universo dos números. Além das palestras e workshops, explorar o Rio de Janeiro nos trouxe uma perspectiva cultural única. Momentos de lazer equilibraram o rigor acadêmico, ampliando minha paixão pela matemática e enriquecendo minha formação”.

Finalizando, Lara Letícia Siqueira Galvão, 3º ano do curso técnico em Agropecuária, disse que “a viagem foi transformadora, desde a chegada à cidade até as palestras e workshops que ampliaram nossos conhecimentos. Conhecer a cultura carioca também foi um aprendizado valioso. A experiência reforçou não apenas o aprendizado matemático, mas também a importância da colaboração e da criatividade”.