Exposição “NEABI: fatos em fotos” do IFTM destaca a cultura Afro-Brasileira e Indígena
Crédito: Lorenna Bonifácio - Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IFTM
O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), por meio da Coordenação de Ações Inclusivas e Diversidade (CAID) e em parceria com os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) de seus campi, está realizando a exposição fotográfica “NEABI: fatos em fotos”.
A exposição, que tem como tema uma ideia do professor Marlúcio Anselmo, do IFTM Campus Patrocínio, representa um passo importante na valorização da diversidade e no reconhecimento da história e cultura afro-brasileira e indígena. O evento ocorre em consonância com o Dia da Consciência Negra, celebrado nacionalmente em 20 de novembro.
A mostra teve sua estreia no Praça Uberaba Shopping e ficará aberta à visitação até o dia 22 de novembro.
Percurso itinerante e CONERER
Após a estreia em Uberaba, a exposição seguirá para Patos de Minas, onde será um dos atrativos do Congresso Nacional de Estudos das Relações Étnico-Raciais (CONERER), um evento do IFTM que acontecerá de 24 a 26 de novembro. Posteriormente, “NEABI: fatos em fotos” irá circular pelos demais campi da instituição.
O professor Marlúcio, explicou que “a mostra busca apresentar em imagens as atividades realizadas pelos NEABIs, destacando as principais ações focadas nas populações negra e indígena e visa combater o apagamento histórico e os estereótipos racistas que impactam a comunidade acadêmica e seu entorno. ”
Marina Vallim, coordenadora de Ações Inclusivas e Diversidade do IFTM, detalhou o próximo passo da mostra: "a exposição fotográfica segue agora em caráter itinerante. Na segunda-feira, estará em Patos de Minas, integrando a programação do CONERER, e depois circulará por todos os campi do IFTM, conforme o cronograma previamente estabelecido. Essa iniciativa visa ampliar o acesso e o diálogo sobre as relações étnico-raciais em toda a instituição. ”
Abertura com apresentações culturais
A cerimônia de abertura, realizada na noite de 17 de novembro, foi abrilhantada por diversas apresentações artístico-culturais:
Congada do Grupo Moçambique Zumbi dos Palmares, com Aline Alves dos Santos Teixeira como capitã e José Reinaldo Teixeira como ganga mukixe.
Apresentação da publicação “O rio que volta para casa”, resultado de um projeto de iniciação científica desenvolvido pela estudante Isadora Fernandes, do curso Técnico em Computação Gráfica integrado ao Ensino Médio do Campus Uberaba Parque Tecnológico e coordenada por Hélio Lima, professor de artes visuais do mesmo campus e membro do NEABI.
Performance do Coral do Campus Uberaba, sob a regência da professora de artes Marvile Palis.
“A abertura da exposição foi uma experiência cultural extremamente rica para toda a comunidade acadêmica e para o público presente. A noite superou nossas expectativas com as belíssimas apresentações. Além disso, a presença marcante das estudantes do Campus Uberaba, Ketlyn Karolina Silva e Evellyn Cristinne Xavier que abrilhantaram o evento como mestres de cerimônia da noite. Foi um momento verdadeiramente emocionante, onde as imagens e as performances artísticas se encontraram para reafirmar o compromisso do IFTM com a valorização da diversidade e com a luta antirracista", celebrou Vallim.
Compromisso com a educação integral
Em seu discurso, o reitor Marcelo Ponciano ressaltou o papel das fotografias em representar as diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas pelo IFTM em conjunto com os estudantes e servidores vinculados aos NEABIs.
O reitor destacou que a exposição é uma prova do comprometimento de toda a comunidade acadêmica com uma educação antirracista, com a inclusão, a diversidade e a defesa dos direitos humanos. "Elas também mostram um compromisso do IFTM em trabalhar a equidade, em trabalhar a valorização do ser humano e em trabalhar uma educação integral," afirmou.
Ele reforçou que a instituição busca oferecer uma formação completa, não apenas tecnicista, mas, sobretudo, uma formação humana. O reitor também aproveitou para convidar todos a acompanharem os trabalhos realizados no CONERER, pois o congresso retrata diversas atividades que são feitas nos campi da instituição ao longo de todo o ano.
Notícias relacionadas
- Unidade Embrapii Sistemas Agroalimentares do IFTM leva inovação e diferencial competitivo ao campo
- IFTM promove exposição fotográfica no mês da Consciência Negra
- Universo IFTM 2025 promove reflexão e inovação pedagógica com fóruns de ensino e inclusão e mostra de projetos
- Universo IFTM 2025: uma vitrine interativa que conecta academia, sociedade e o mundo
- Reconhecimento nacional: IFTM inicia estudo para certificar a tradição dos doces de Peirópolis
- IFTM conclui III CONEXT: destaque para Projetos de Extensão e Impacto Social
