Eventos Institucionais

Editora IFTM lança "Quilombo Itinerante: uma exposição transformada em livro”

A obra representa a ampliação das vozes e das memórias da cultura da história quilombola
Publicado em 01/12/2025 10:20 Atualizado em 01/12/2025 10:25
Compartilhe:
Compartilhe:
Fotografia colorida do lançamento da obra
Fotografia colorida do lançamento da obra "Quilombo Itinerante: uma exposição transformada em livro" no V CONERER
Crédito: Letícia Estrela - Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IFTM

Em um momento marcante para a difusão da cultura e história afro-brasileira, a Editora do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) lançou, durante o V Conerer, o livro "Quilombo Itinerante: uma exposição transformada em livro". A obra, aprovada via Edital 01/2024, nasce da necessidade de levar a narrativa da exposição a um público sem fronteiras.

Teófilo Arvelos, um dos autores do livro, celebrou a experiência de escrita, destacando a transformação da itinerância em "plena difusão" graças ao formato digital. Ele ressaltou que, embora o livro aprofunde a contextualização histórico-geográfica dos quilombos da região de Campo Grande, sua contribuição mais significativa é social e cultural: "O livro inova ao valorizar uma população local que é pouco conhecida, que é muitas vezes esquecida pelas políticas públicas. Esses moradores merecem todo o reconhecimento, pois são eles os guardiões da história oral dessa antiga comunidade."

O autor, Teófilo Arvelos, descreveu o processo de escrita como uma "experiência muito positiva". A inspiração para transformar a exposição em livro surgiu do crescente interesse em torno da história quilombola e da necessidade de superar barreiras geográficas. Arvelos destaca que a versão digital do livro permite um alcance mais amplo e acessível: "Nem todos os interessados conseguem se deslocar até onde a exposição está — problema que não ocorre com um livro digital. Dessa forma, esta publicação permite um alcance mais amplo e acessível. Agora, a itinerância se transforma em plena difusão."

O interesse de Arvelos pelo Quilombo do Ambrósio aprofundou-se após o projeto IFTM Itinerante, em 2019, e hoje ele investiga o tema em seu mestrado na Unicamp, na área de Geografia Histórica. Ele enxerga a publicação como um produto de divulgação científica, enriquecendo as legendas das fotos com informações de sua pesquisa universitária e incluindo um capítulo introdutório sobre a contextualização histórico-geográfica dos quilombos da antiga região de Campo Grande. “O livro inova ao valorizar uma população local que é pouco conhecida, que é muitas vezes esquecida pelas políticas públicas. Esses moradores merecem todo o reconhecimento, pois são eles os guardiões da história oral dessa antiga comunidade, que tanto resistiu ao sistema opressor escravista, e que ainda hoje inspira a luta contra o racismo.", relata Teófilo.

Márcia Xavier, coautora da obra, expressou a alegria de o livro ser aprovado no edital da Editora do IFTM. A possibilidade de ampliar o acesso às imagens da exposição e à história que elas carregam, por meio da publicação digital, é motivo de satisfação. A versão impressa do livro, com 100 exemplares custeados, por uma emenda parlamentar, torna a conquista ainda mais especial. Xavier ressalta que este resultado vai além da continuidade de um projeto, uma vez que "É a chance de fortalecer a memória, ampliar a visibilidade e reafirmar a importância das narrativas quilombolas em nosso território. Cada fotografia, cada registro e cada detalhe dessa exposição trazem consigo vozes, trajetórias e resistências que merecem ecoar muito além dos espaços onde já estivemos presencialmente."

A coordenadora da Editora IFTM, Mariângela Castejon, reforçou que "Para a Editora IFTM, a publicação de obras é um momento alegria, dão voz e visibilidade a histórias essenciais para a compreensão da nossa formação e identidade. 'Quilombo Itinerante' é um exemplo do nosso compromisso em difundir conhecimento relevante e acessível a toda a comunidade." A coordenadora ainda lembrou aos presentes que a publicação nos periódicos é de fluxo contínuo e que já está em revisão o próximo edital para publicação de obras monográficas.

O lançamento de "Quilombo Itinerante: uma exposição transformada em livro" representa um passo significativo na valorização da cultura e da história quilombola, oferecendo novas ferramentas para a luta contra o racismo e para o reconhecimento das comunidades que são guardiãs de uma memória fundamental para o Brasil.

Para ler todas as obras publicadas, acesse a página da Editora IFTM.

Compartilhe:

Notícias relacionadas