Posse

IFTM recebe 41 novos servidores em cerimônia marcada por emoção e trajetórias de superação

Evento deu as boas-vindas a docentes e técnicos administrativos que atuarão em sete unidades da instituição, reafirmando o compromisso com o ensino público de qualidade
Publicado em 29/01/2026 17:30 Atualizado em 29/01/2026 17:34
Compartilhe:
Compartilhe:
Fotografia colorida dos novos servidores, gestores e convidados da cerimônia de posse
Fotografia colorida dos novos servidores, gestores e convidados da cerimônia de posse
Crédito: Danilo Almeida - Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IFTM

O auditório do IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico foi palco, nesta quarta-feira, de um momento de renovação e celebração. Em uma cerimônia que reuniu gestores, familiares e novos colaboradores, 41 novos servidores tomaram posse na instituição. O grupo, composto por 37 docentes e 4 técnico-administrativos, reforçará o quadro das unidades de Campina Verde, Ituiutaba, Patos de Minas, Paracatu, Patrocínio, Uberlândia e também da Reitoria.

Gestores celebram o crescimento institucional

O reitor do IFTM, Marcelo Ponciano da Silva, proferiu um discurso enfatizando o impacto social da carreira que se inicia. Celebrando seus 16 anos de trajetória na instituição, ele destacou que ser parte do IFTM transcende o cargo público.

“Ser parte de uma instituição de ensino vai muito além de ter um emprego ou uma profissão. É, na verdade, transformar a vida de outras pessoas. Vocês passam a integrar hoje a maior rede de ensino do país, e quiçá do mundo, que tem como missão a interiorização do conhecimento e o suporte aos arranjos produtivos locais. Nossa missão, por meio da educação profissional, científica e tecnológica, é transformar cada cidadão brasileiro”, afirmou o reitor.

Ponciano destacou ainda o diferencial da Rede Federal, que reserva 50% de suas vagas para o ensino técnico integrado, e o papel dos novos servidores nesse ecossistema: “Vocês agora são essa rede de transformação. Trabalhamos com inovação, pesquisa e extensão, olhando para o ensino não apenas como transmissão de conhecimento, mas como ferramenta de formação de cidadãos para um mundo de grandes mudanças”.

O anfitrião da cerimônia e diretor-geral do Campus Uberaba Parque Tecnológico, José Ricardo Gonçalves Manzan, destacou a importância da renovação do quadro: “sempre que a gente recebe novas pessoas, isso é sinal de que a instituição está crescendo e que ela vai ser capaz de avançar dentro do objetivo para o qual ela existe: a oferta de educação para a transformação de vidas. É muito gratificante colaborar para o crescimento pessoal e profissional de tantos jovens.”

A solenidade contou, ainda, com a presença de lideranças de diversas unidades do IFTM, que deram as boas-vindas aos novos colegas. Estiveram presentes os diretores-gerais: Firmiano Alexandre dos Reis Silva (Campus Avançado Campina Verde), Jacson Hudson Inácio Ferreira (Campus Ituiutaba), Belchior Antônio da Silva (Campus Patos de Minas), Ricardo Wiliam Pinheiro (Campus Patrocínio) e Bruno Garcês (Campus Uberaba).

Histórias de vida: dois relatos que exemplificam o poder da educação pública

Vitor Marçal Mendes, empossado como Assistente em Administração para a Reitoria, vive um verdadeiro reencontro. Filho de um servidor que ingressou na instituição em 1984, Vitor foi aluno do ensino médio técnico e bolsista de pesquisa na instituição.

“O bom filho a casa torna. O IFTM foi um divisor de águas para mim; foi o que me incentivou a continuar na área acadêmica. Sempre foi um objetivo trabalhar aqui, um lugar que me traz muita felicidade e memórias de afeto”, contou Vitor, que hoje cursa mestrado em Direito na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Já a trajetória da professora Ana Cláudia Santolino Pinheiro, que atuará no Campus Avançado Campina Verde, emociona. Filha de pais lavradores do interior do Maranhão, Ana Cláudia superou barreiras sociais e financeiras para alcançar o cargo de professora da Rede Federal.

“Eu sou a prova viva de que a educação muda a realidade. Venho da zona rural, onde minha mãe quebrava coco para sobreviver. Ouvi do meu pai: ‘minha filha, estude e não seja como seu pai’. Enfrentei bullying na infância. No concurso para o IFTM, tive uma crise de saúde e desafios técnicos, mas não desisti. Hoje, eu pude escolher estar no IFTM. Quero usar minhas habilidades para despertar sonhos nos meus alunos, assim como despertaram em mim”, relatou a docente, que defende sua tese de doutorado em Ciências Contábeis no próximo mês.

Apoio das pró-reitorias e formação

Para orientar os ingressantes, representantes das pró-reitorias detalharam a estrutura de apoio ao servidor e ao estudante. Flávio Caldeira, pró-reitor de Ensino, enfatizou que o foco central de todas as ações deve ser o discente: “Eles são o nosso maior tesouro. Qualquer ação que fizermos, lembrem-se que estamos transformando vidas de famílias inteiras”.

Também participaram gestores das pró-reitorias de Administração; Extensão, Cultura e Esporte; Pesquisa, Pós-graduação e Inovação e de Desenvolvimento Institucional, apresentando as frentes de atuação de cada pasta.

A programação também incluiu duas palestras fundamentais: Adriano Eurípedes Medeiros Martins, professor do IFTM Campus Uberaba, para uma conversa sobre a Educação Profissional e Tecnológica Brasileira, com foco nos Institutos Federais. E Telma Aparecida da Silva Santos, corregedora do IFTM, que falou sobre sua área de atuação, ética e integridade.

Imersão na história e boas-vindas

Após a cerimônia e um almoço especial no Campus Uberaba, os novos servidores participaram de visitas guiadas por pontos estratégicos da instituição, além de uma conversa com o servidor Juno Alexandre Vieira Carneiro, que falou um pouco sobre a história do IFTM. O roteiro incluiu, ainda, uma visita à Reitoria e a Unidade II do Campus Parque Tecnológico. O local possui valor simbólico histórico: é o prédio mais antigo da instituição, onde funcionou a Escola de Economia Doméstica Rural, precursora do IFTM e pioneira na Educação Profissional no Triângulo Mineiro.

Compartilhe:

Notícias relacionadas