Evento do ProfEPT discute usos críticos da Inteligência Artificial na pesquisa acadêmica e na formação de estudantes
Crédito: Guilherme Brasil
O Campus Uberaba Parque Tecnológico, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), abre suas portas, no mês de dezembro, para discutir o uso da Inteligência Artificial (IA) na educação. Desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFTM, o evento de extensão “Inteligência Artificial na Pós-Graduação: Desafios e Possibilidades” acontece nos dias 11 e 12 de dezembro e convida a comunidade interna e externa do IFTM para refletir sobre o papel da IA na pesquisa e na formação de pós-graduandos.
O evento é gratuito e tem como objetivo promover um espaço de formação, diálogo e reflexão crítica sobre a presença das ferramentas de Inteligência Artificial no contexto acadêmico, superando a discussão limitada entre “usar ou não usar” a tecnologia, um debate ultrapassado para o qual o evento pretende ir além. A proposta é discutir como utilizar IA de maneira ética, crítica, metodologicamente rigorosa e alinhada aos processos formativos da pós-graduação.
O evento acontece de forma presencial na cidade de Uberaba, as atividades do primeiro dia acontecem no auditório do IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico (Unidade I) e a oficina do segundo dia acontece no auditório do IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico (Unidade II). A participação é gratuita e os interessados devem se inscrever por meio do site https://iftm.edu.br/eventos/ia2027. Os participantes terão direito a certificados de participação nas atividades.
Vamos dominar a IA ou ser dominados por ela?
A programação do evento começa no dia 11 de dezembro, às 14h, com a abertura oficial e a presença de representantes institucionais. Em seguida, acontece a mesa-redonda “Desafios e Possibilidades da Inteligência Artificial na Pós-Graduação”, estruturada em três momentos.
O primeiro deles, das 14h30 às 15h30, será a palestra “IDiotIA: quis ego sum? (Quem sou eu?)”, com o professor convidado Gabriel Medeiros Chati. O professor vai discutir os impactos cognitivos e formativos do uso intensivo de ferramentas de IA no ambiente educacional, abordando questões relacionadas à autonomia intelectual, retenção de informações, dependência tecnológica e fenômenos de superficialidade no processo de aprendizagem. A reflexão parte de estudos neurocientíficos, sociológicos e culturais, problematizando os efeitos da IA sobre competências essenciais, como raciocínio, memória e interpretação.
Em seguida, das 15h30 às 16h30, assume o palco é o doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Paulo César da Silva Rocha, com a palestra “As inteligências artificiais aplicadas ao processo de pesquisa e produção na pós-graduação”. O pesquisador apresentará formas práticas e críticas de integrar IA ao ciclo completo da pesquisa acadêmica, incluindo planejamento, gestão de hipóteses, organização metodológica, produção de materiais e desenvolvimento de protótipos tecnológicos (sites, aplicativos e dashboards), enfatizando intencionalidade, ética e transparência.
Na última atividade do dia 11, das 16h30 às 18h, os dois pesquisadores recebem a companhia dos professores Paula Teixeira Nakamoto e Ricael Spirandeli Rocha para a mesa-redonda “Desafios e Possibilidades da Inteligência Artificial na Pós-Graduação”. O quarteto vai aprofundar as discussões iniciais, com direito à interação do público, sobre questões éticas, metodológicas e pedagógicas relacionadas ao uso de IA na pós-graduação.
Como usar a Inteligência Artificial na sua pesquisa
No dia 12 de dezembro, os participantes terão a oportunidade de trabalhar na prática com ferramentas de Inteligência Artificial e descobrir como elas podem auxiliar, de forma responsável e ética, no desenvolvimento de suas pesquisas. Das 14h às 18h, será realizada a oficina “Ferramentas de IA para Pesquisadores: Aplicações Práticas na Pós-Graduação”, ministrada por Paulo César da Silva Rocha, no Auditório da Unidade II do IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico.
A atividade oferecerá uma imersão teórico-prática em cinco dimensões de aplicação da IA generativa:
· Texto: análise, planejamento, escrita acadêmica e revisão crítica
· Áudio: gravação, transcrição e sínteses inteligentes
· Imagem e vídeo: geração audiovisual aplicada à comunicação científica
· Artefatos interativos: dashboards, visualizações e protótipos funcionais
· Automação: criação de agentes e fluxos automatizados para pesquisas
O público vai conhecer diferentes ferramentas e modelos de IA por meio das quais poderá aprender a desenvolver pesquisas profundas sobre temáticas de pesquisa; explorar conceitos e desenvolver soluções aplicáveis à gestão de pesquisas; além de trabalhar na prática com ferramentas de criação de imagens e vídeos, que ajudam na criação de novos conteúdos educacionais.
Palestrantes do evento
O evento reúne pesquisadores com ampla experiência nas áreas de educação, tecnologia e cultura. Gabriel Medeiros Chati é professor do Bacharelado em Produção e Política Cultural da Universidade Federal do Pampa, doutor em Ciência Política pela UFPel e pós-doutorando no IFTM. Atuou como consultor e avaliador em políticas culturais, integrou conselhos municipais de cultura e desempenhou funções no Ministério da Cultura, reunindo trajetória marcada por pesquisa crítica e atuação institucional.
Paulo César da Silva Rocha é pedagogo, mestre em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFCE) e doutorando do Programa de Doutorado Profissional em Educação Tecnológica do IFTM. Atuou como professor convidado em iniciativas do Google Educação e do YouTube Edu, mentor em projetos educacionais nacionais e é o responsável pelo canal Bora Aprender, que visa a democratização do acesso à pós-graduação. Pesquisa temas como educação, trabalho e recursos audiovisuais aplicados à formação.
Paula Teixeira Nakamoto é professora titular do IFTM, com graduação em Ciência da Computação, mestrado e doutorado pela UFU e pós-doutorado em Educação pela Universidade de Coimbra. Tem experiência consolidada em cursos técnicos, no mestrado e doutorado em Educação Tecnológica, com atuação em temáticas como tecnologias educacionais, gamificação, programação, acessibilidade digital, realidade virtual e formação docente.
Ricael Spirandeli Rocha é doutorando e mestre em Educação Tecnológica pelo IFTM, com formação nas áreas de Computação, Engenharia Elétrica e Pedagogia. Possui diversas especializações em tecnologias educacionais, EaD, inclusão e produção de materiais didáticos. Atua como docente universitário, professor da educação básica e tutor em cursos do IFTM, além de integrar o grupo de pesquisa LabDUA e exercer funções técnicas na área de tecnologia da informação.
Sobre o evento
“Inteligência Artificial na Pós-Graduação: Desafios e Possibilidades” é uma ação desenvolvida pela Comissão de Extensão do ProfEPT/IFTM e a ideia de promover o encontro nasceu das discussões desenvolvidas no Grupo de Pesquisa Ápeiron, coordenado pelo professor do IFTM Luiz Maurício Bentim. Com foco em democratizar o acesso ao conhecimento científico e tecnológico e aproximar a pós-graduação da sociedade, o evento contou com recursos da Pró-Reitoria de Extensão do IFTM.
O objetivo do Ápeiron é trabalhar temas filosóficos com diferentes áreas de estudo de maneira transdisciplinar. Para isso, o grupo conta com a participação de diversos pesquisadores capacitados em diferentes áreas de formação.
Serviço:
Evento: Inteligência Artificial na Pós-Graduação: Desafios e Possibilidades
11 de dezembro
- 14h às 14h30 – Mesa de abertura
- 14h30 às 15h30 – Palestra: "IDiotIA: quis ego sum? (Quem sou eu?)" Ministrada pelo professor Gabriel Medeiros Chati
- 15h30 às 16h30 – Palestra: "As inteligências artificiais aplicadas ao processo de pesquisa e produção na pós-graduação" Ministrada pelo professor Paulo César da Silva Rocha
- 16h30 às 18h00 – Mesa de Debate Espaço de diálogo e interação com o público para aprofundar as temáticas apresentadas
- Local: Auditório do IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico (Unidade I) - Av. Dr. Florestan Fernandes, 131, Bairro Univerdecidade – Uberaba/MG
12 de dezembro
- 14h - Oficina de Ferramentas de IA para Pesquisadores: Aplicações Práticas na Pós-Graduação
- Local: Auditório do IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico (Unidade II) - Av. Edilson Lamartine Mendes, 300, Bairro Parque das Américas – Uberaba/MG
Site de inscrições: https://iftm.edu.br/eventos/ia2027
Notícias relacionadas
- Ecos da Ancestralidade: O V CONERER deixa um legado de diálogo em Patos de Minas
- Editora IFTM lança "Quilombo Itinerante: uma exposição transformada em livro”
- Relações Étnico-Raciais e Diversidade na Educação foram profundamente debatidas no V Conerer
- IFTM lança Transformathon: desafio de inovação transforma vapes apreendidos em soluções sustentáveis
- IFTM promove exposição fotográfica no mês da Consciência Negra
- Fórum de Comunicação do IFTM promove debate sobre planejamento estratégico e dá início a revisão da Política de Comunicação institucional
