eventos externos

IFTM participa do ENREDE-MG 2026 em Juiz de Fora para debater o futuro da Educação Profissional no estado

Com uma delegação de 21 gestores, instituição integrou discussões sobre uso de Inteligência Artificial, permanência estudantil, financiamento e parcerias estratégicas
Publicado em 03/06/2026 10:33 Atualizado em 03/06/2026 10:37
Compartilhe:
Compartilhe:
Delegação do IFTM no ENREDE-MG 2026
Delegação do IFTM no ENREDE-MG 2026
Crédito: Arquivo ENREDE-MG 2026

Nos dias 27 e 28 de maio, a cidade de Juiz de Fora sediou o Encontro das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de Minas Gerais (ENREDE-MG 2026). O evento reuniu dirigentes dos Institutos Federais mineiros, do CEFET/MG e representantes dos governos federal e estadual. Sob o tema “Integração e diálogo para o desenvolvimento da Educação Profissional, Científica e Tecnológica de Minas Gerais”, o encontro buscou fortalecer a cooperação institucional e desenhar soluções coletivas para os desafios da rede.

O IFTM marcou presença de forma expressiva com uma comitiva de 21 gestores, incluindo o reitor, pró-reitores e diretores-gerais. Mais do que um espaço de debates, o ENREDE-MG 2026 se consolidou como um movimento focado em propostas práticas divididas em oito painéis temáticos e grupos de trabalho.

Minas Gerais como um reflexo do Brasil

Para o reitor do IFTM, Marcelo Ponciano da Silva, a oportunidade de reunir os gestores mineiros é fundamental pela própria característica geográfica e econômica do estado.

“Minas Gerais é um estado diferenciado, com a maior quantidade de municípios, maior capilaridade, diversidade econômica e interiorização da Rede Federal. Por todas essas características, é conhecida como um ‘mini Brasil’. Reunir nossos gestores ajuda no trabalho conjunto e na integração de ações para o fortalecimento da educação profissional, científica e tecnológica”, destacou o reitor.

Ponciano ressaltou que o grande diferencial desta edição foi o foco prático. O evento começou com debates sobre o programa estadual Juros pela Educação — que prevê um investimento, do estado de Minas Gerais, superior a R$ 2 bilhões voltados para novas matrículas e ações no ensino técnico. “O encontro foi muito além de compartilhar boas experiências, porque nós focamos em grupos de trabalho para soluções coletivas. O formato inovador colocou nossos diretores-gerais e pró-reitores para pensarem juntos formas de implantar essas soluções em todos os institutos de Minas”, completou.

Gestão baseada em dados e tecnologia na pedagogia

Os painéis técnicos contaram com a colaboração direta dos gestores do IFTM. Gustavo Alexandre de Oliveira Silva, diretor-geral do IFTM Campus Paracatu, destacou as discussões do Painel 2, que tratou do uso estratégico dos indicadores da Plataforma Nilo Peçanha (como evasão, retenção e ocupação de vagas) e seu impacto no planejamento e orçamento.

“As discussões evidenciaram a importância do acompanhamento sistemático desses indicadores para a tomada de decisões mais assertivas e para o fortalecimento das políticas de permanência e êxito dos estudantes. O compartilhamento de boas práticas e desafios contribuiu para o amadurecimento de estratégias que podem ser aplicadas de forma colaborativa em toda a Rede Federal”, avaliou Gustavo.

A tecnologia e a Inteligência Artificial (IA) também foram pautas centrais. Lídia Bononi Paiva Tomaz, diretora de Tecnologia da Informação do IFTM, e Jefferson Beethoven, professor do IFTM Campus Uberaba Parque Tecnológico foram os palestrantes do Painel 1, com o tema “Ensino híbrido, uso pedagógico de IA e tecnologias digitais com intencionalidade formativa” e truxeram discussões sobre o uso pedagógico dessas ferramentas.

“Esse tema de IA está muito em evidência. Debater isso com colegas de Minas Gerais, refletindo como aprimorar nossos processos dentro das nossas instituições, demonstra o compromisso que todos têm com a evolução das práticas pedagógicas. Traçamos um plano de ação para impulsionar o tema de forma coletiva em nossa rede, buscando levar essa formação para toda a comunidade: estudantes, docentes e técnicos administrativos”, explicou Lídia.

Bastidores e fortalecimento institucional

Além do saldo pedagógico e administrativo, o ENREDE-MG 2026 marcou um momento histórico para a gestão interna das instituições. Luciana Couto, chefe de Gabinete do IFTM, integrou a Comissão Organizadora do evento — formada em fevereiro por seis chefes de Gabinete da rede mineira e pela presidência do comitê.

"Em 16 anos de existência da Rede, os chefes de Gabinete ainda não tinham tido a oportunidade de se reunir com seus pares em um evento regionalizado. A troca de experiências permitiu estreitar relações e abrir um canal mais próximo de comunicação", afirmou Luciana. Ela ainda projeta o futuro: "Vivenciar essa organização também nos deu o conhecimento necessário para realizarmos o evento com a mesma excelência quando o IFTM for sediar a sua própria edição".

O encerramento do encontro reforçou a premissa de que a atuação em rede é o caminho mais sólido para responder às demandas da sociedade e garantir uma educação pública de qualidade em todo o território mineiro.

 

Compartilhe:

Notícias relacionadas