Estudantes do curso Técnico em Agroecologia do IFTM Campus Patos de Minas participaram do evento Vila Café Internacional
Crédito: 3º ano do curso técnico em Agroecologia do IFTM Campus Patos de Minas
Considerado um dos mais importantes encontros do segmento no Brasil, o evento uniu ciência, cultura e tecnologia, incentivando a troca de conhecimentos técnicos e sensoriais no Cerrado Mineiro, com a finalidade de impulsionar o setor cafeeiro da região e fomentar discussões sobre inovação, excelência e experiências relacionadas aos cafés especiais
Realizado entre os dias 14 e 17 de maio, o evento, promovido pela Comissão Organizadora do grupo Da Semente à Xícara, vinculado à Universidade Federal de Uberlândia (UFU), campus Patos de Minas, reuniu pesquisadores, estudantes, produtores, baristas, especialistas e convidados internacionais em Patos de Minas, promovendo a troca de conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais relacionados à cafeicultura.
Os estudantes do curso técnico em Agroecologia integrado ao ensino médio participaram de minicursos ministrados por pesquisadores nacionais e internacionais, abordando temas atuais e relevantes para a ciência dos alimentos e análise metabolômica. Entre as atividades realizadas estiveram os minicursos “The Secret Behind a Great Espresso: Aroma, Science, and Coffee Quality”, ministrado pela Dra. Erica Liberto, e “Principles and Applications of Metabolomics in Food Science”, ministrado pela Dra. Mónica Cala.
Os estudantes também participaram do minicurso “Sample Preparation and Data Analysis in Plant Metabolomics”, conduzido pelo Dr. Alan César Pilon. Além das atividades acadêmicas, os discentes apreciaram a apresentação de pôsteres científicos e participaram de uma visita técnica promovida pela Rota do Café, realizada no dia 15 de maio, incluindo a Torrefação Dom Parrillo e a Fazenda Chuá, proporcionando contato direto com processos de torrefação, produção e qualidade do café.
Nos dias 16 e 17 de maio, os alunos acompanharam palestras e participaram de degustações de cafés especiais realizadas na Praça Dom Eduardo, ampliando a vivência prática e sensorial relacionada à cultura cafeeira.
A participação dos estudantes foi organizada e acompanhada pela professora Adriana Nogueira Alves, docente do IFTM e mestranda da Universidade Federal de Uberlândia, fortalecendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão, além de proporcionar aos alunos experiências acadêmicas e profissionais em um evento de caráter internacional.
Notícias relacionadas
- IFTM lança “Rota do Fomento” durante o segundo Encontro de Gestores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação
- IFTM Campus Patos de Minas garante título e medalhas na etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais
- Instituto Federal do Triângulo Mineiro Campus Patos de Minas celebra 13 anos de história
- Segunda edição do Conecta PI IFTM fortalece ecossistema de inovação em Uberaba
- IFTM fortalece ecossistema de inovação com credenciamento da incubadora Möbius no SIMI
- IFTM aprova 27 projetos em edital de pré-incubação voltado ao empreendedorismo inovador
