Física

Estudante do Campus Uberlândia Centro está classificada para 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas

Provas da 2ª etapa estão previstas para novembro deste ano
Publicado em 11/09/2024 17:42 Atualizado em 11/09/2024 17:45
Resultados da Olimpíada estão previstos, segundo o calendário da competição, para janeiro de 2025

A estudante Vitória de Souza Gonçalves, do 3º ano do curso técnico em Comércio Integrado ao Ensino Médio, se classificou para a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (Obfep) 2024. As provas da 1ª etapa aconteceram no dia 20 de agosto e somente se classificaram para a fase seguinte estudantes que alcançaram a nota mínima estipulada pela organização do evento para avançarem.

"Foi uma prova que eu nunca tinha feito antes. Eu já tinha ouvido falar sobre ela o ano passado, mas foi depois da realização da primeira fase já. Este ano eu procurei saber mais pra conseguir fazer e eu achei um pouco diferente das que eu já fiz, tem bastante conteúdo precisava saber algumas fórmulas e tal. Achei um pouco conteudista, mas também tem um pouco lógica. Achei bem legal, uma experiência diferente, com uma prova um pouco difícil por ser conteudista, mas gostei da experiência de fazer porque também é uma prova nova, uma olimpíada nova pra mim. A classificação foi um pouco inesperada, mas foi experiência muito bacana e estou muito feliz de ter passado para a segunda fase e animada para fazer a segunda. Espero que venham bons resultados", afirma Vitória, que já foi destaque em outras diversas olimpíadas do conhecimento ao longo de sua trajetória estudantil.

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é um projeto apoiado pelo CNPq, e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução. Esse programa, que em 2010 aconteceu em caráter de Projeto Piloto nos estados de BA, GO, PI e SP e em 2011 nesses estados mais MA e MT, vem acontecendo anualmente desde 2012, em nível nacional, e acontecerá em 2024, em todo o Brasil sendo destinado exclusivamente a estudantes do Ensino Médio e do último ano (9° ano) do Ensino Fundamental de Escolas Públicas. São premiados, estudantes, escolas e professores; os estudantes melhor classificados podem receber Bolsas de Iniciação Científica Júnior.

A aplicação da prova da 2ª etapa está prevista para o dia 23 de novembro. Os resultados da Olimpíada estão previstos, segundo o calendário da competição, para janeiro de 2025.

Sobre a Olimpíada

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é um projeto apoiado pelo CNPq, e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução. Esse programa, que em 2010 aconteceu em caráter de Projeto Piloto nos estados de BA, GO, PI e SP e em 2011 nesses estados mais MA e MT, vem acontecendo anualmente desde 2012, em nível nacional, e acontece em 2024, em todo o Brasil sendo destinado exclusivamente a estudantes do Ensino Médio e do último ano (9° ano) do Ensino Fundamental de Escolas Públicas. São premiados, estudantes, escolas e professores; os estudantes melhor classificados podem receber Bolsas de Iniciação Científica Júnior.

Em cada fase, os alunos participantes da OBFEP foram divididos em três níveis, de acordo com o seu grau de escolaridade, como a seguir: Nível A – alunos matriculados no 9º  ano do Ensino Fundamental, no ano letivo da realização das provas. Nível B – alunos matriculados na 1ª e 2ª  séries do Ensino Médio, no ano letivo da realização das provas. Nível C – alunos matriculados na 3ª série e 4ª série (onde houver) do Ensino Médio, no ano letivo da realização das provas.