Projeto Yoga no Campus

Projeto desenvolvido pelo IFTM Campus Uberaba, o Yoga no Campus participa da “Trilha de Gigantes” do Geoparque Uberaba

Evento aconteceu no domingo 8 de setembro, proporcionando aos participantes o conhecimento da Hatha Integral Yoga
Publicado em 12/09/2024 16:54 Atualizado em 12/09/2024 16:56
Compartilhe:
Compartilhe:
Fotografia colorida da prática de Hatha Yoga
Fotografia colorida da prática de Hatha Yoga
Crédito: Joyce Silvestre

No dia 08 de setembro, aconteceu a Expedição Geossítio Cachoeira e Canyon da Fumaça – Geoparque Uberaba Trilha de Gigantes, uma atividade realizada em meio à natureza, mais precisamente na Cachoeira da Fumaça, situada na Rodovia BR-452, entre Uberaba (a 78 km) e Uberlândia (a 60 km).

O evento foi realizado como parte das comemorações da Semana do Cerrado e da Semana dos Dinossauros, reunindo aventureiros e amantes do ecoturismo, contando com a participação do Projeto Yoga no Campus, conduzido pela professora Joyce Silvestre de Sousa, que ofereceu uma prática de Hatha Integral Yoga aos participantes.

A atividade teve como objetivo proporcionar experiências voltadas para esportes de aventura, ecoturismo e a conexão com a natureza, em um cenário deslumbrante, com a beleza única da Cachoeira e Cânion da Fumaça. A professora Joyce destacou a importância de atividades como essa: "A palavra Yoga significa união, e poder nos unir a este evento foi maravilhoso. Ver os rostinhos relaxados e tranquilos após a prática é sempre muito gratificante. Particularmente, poder ministrar uma prática de yoga aos pés da Cachoeira da Fumaça, foco de minha tese de doutorado e livro, foi emocionante”.

Para Karen Ferraz, uma das organizadoras do evento, a atividade foi um sucesso: "Os participantes amaram a experiência do yoga". A prática, realizada aos pés da Cachoeira da Fumaça, encantou os participantes pela energia única do local.

Para Lucas Dutra, o evento proporcionou uma conexão especial com a natureza: "Foi muito bom poder me conectar com a natureza e ver tantas pessoas envolvidas em atividades diferentes. Acaba que conhecemos pessoas durante as atividades e isso gera uma troca muito boa. Importante ressaltar a surpresa com o nível de água da cachoeira, que demonstrou bem a gravidade da crise climática que estamos vivendo”.

Já Daniela Lima destacou o impacto pessoal da prática de yoga: "Foi uma delícia poder começar o domingo diferente, com yoga ao ar livre, rodeada de pessoas do bem, em meio à natureza! Yoga sempre me traz de volta para o  meu eixo e, dessa vez, ao som da cachoeira, a conexão foi ainda maior."

O evento reforçou a importância da preservação ambiental e proporcionou momentos de união e reflexão, marcando o encerramento de uma semana dedicada à valorização do Cerrado e da história dos dinossauros que habitaram a região, além de permitir aos participantes a experiência em vivenciar a magnitude da natureza.

Compartilhe:

Notícias relacionadas