Programa Mulheres Mil

Certificação aconteceu nos campi Ituiutaba, Patrocínio e Avançado Campina Verde
Publicado em 13/09/2024 10:00 Atualizado em 13/09/2024 15:06
Cerificações Programa Mulheres Mil

Nos dias 22 e 29 de agosto, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) certificou mulheres que participaram do Programa Mulheres Mil, do Governo Federal, cujo objetivo é oferecer cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) para mulheres a partir de 16 anos, prioritariamente, em situação de vulnerabilidade social e econômica. Os cursos foram ofertados no IFTM Campus Ituiutaba, IFTM Campus Patrocínio e no IFTM Campus Avançado Campina Verde.

Os cursos aconteceram nos meses de maio, junho e julho e, ao todo, foram capacitadas 121 mulheres por meio dos cursos de Agente de Desenvolvimento Cooperativista, Masseira, Recepcionista, Cuidadora de Idosos e Assistente Administrativa nas cidades de Campina Verde, Ituiutaba e Patrocínio. Essas mulheres estão agora aptas a entrarem no mundo do trabalho para exercerem tais profissões.

O primeiro a emitir as certificações foi o IFTM Campus Patrocínio, sendo a cerimônia no dia 22 de agosto, para 27 estudantes concluintes dos cursos de assistente administrativo e de cuidador de idosos. O evento contou com a presença do professor Antônio de Oliveira, representante da Direção-Geral do Campus, da coordenadora de cursos FIC Bolsa Formação, Liciane Mateus, e da coordenadora adjunta dos cursos FIC no campus, Aline Moreira.

Posteriormente, no dia 29 de agosto, foi a vez o IFTM Campus Ituiutaba certificar as cursistas, com a participação do Diretor-Geral do campus, Jacson Ferreira, que abriu a cerimônia. Participaram também a coordenadora adjunta do Programa, Franciele Carvalho, a coordenadora-geral de extensão e cultura do IFTM, Lívia Zanier, representando a pró-reitora Daniele Paolini, e a representante do CRAS de Ituiutaba, Marília Gabriela de Oliveira. A turma de 50 mulheres certificadas concluiu os cursos de Recepcionista e de Masseira em uma cerimônia de muita alegria e emoção!

Ainda, no dia 29 de agosto, o IFTM Campus Avançado Campina Verde certificou 24 estudantes concluintes do curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista. O Diretor-geral do campus, Firmiano Alexandre, iniciou a cerimônia com a presença do coordenador adjunto do Programa no campus, Paulo Lima, a coordenadora-geral de extensão e cultura do IFTM, Lívia Zanier, a coordenadora geral dos cursos FIC comentados pelo Bolsa-formação no âmbito do IFTM, Liciane Mateus, e a professora homenageada da turma. A cerimônia no campus foi encerrada com uma apresentação artística de estudantes homenageando as concluintes do curso.

O Programa Mulheres Mil reúne um conjunto de políticas públicas e diretrizes governamentais voltadas para fazer a inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade.

O Programa Mulheres Mil

O Programa Mulheres Mil foi criado com a finalidade de unir a educação ao trabalho, abrangendo a população feminina em busca de oportunidades de acesso às ações educacionais, à elevação da escolaridade e à inclusão e permanência no mundo do trabalho, tendo como ponto central a identificação, o reconhecimento e a valorização da diversidade e dos saberes acumulados em cada uma de suas etapas de vida.

Os cursos do Guia Pronatec de Cursos FIC são ofertados gratuitamente em âmbito nacional, com recursos de fomento do Ministério da Educação em parceria com a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, formada pelos Institutos Federais (IF) e com as secretarias de educação das Redes Estaduais, Distrital e Municipais de Educação Profissional.