Processo Seletivo 2024/2

Últimos dias de inscrição em processo seletivo de cursos de pós-graduação do IFTM

Há vagas para Especialização em Ensino de Ciências e Naturais e Matemática e para Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica. Ambos cursos são na modalidade Ensino à Distância
Publicado em 13/09/2024 11:30 Atualizado em 13/09/2024 14:04
Imagem retangular de fundo colorido com a foto de dois jovens ao centro: uma mulher negra e um homem branco, sorrindo
Crédito: Divulgação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) ainda está com inscrições abertas para 2 de seus cursos de pós-graduação em nível de Especialização: Especialização em Ensino de Ciências e Naturais e Matemática e Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica. Ambos cursos são na modalidade Ensino à Distância (EaD).

Para a área de Ciências e Matemática, o período de inscrição para o processo seletivo segue até a próxima terça-feira (17) e para a área da Educação Profissional e Tecnológica, as inscrições encerram-se neste domingo, 15. Interessados devem se inscrever pela internet, na página Ingresso do IFTM.

Especialização em Ensino de Ciências e Naturais e Matemática

O edital está ofertando um total de 60 vagas, assim distribuídas: 15 para Ciências Biológicas, 10 para Física, 20 para Matemática e 15 para Química. Neste caso, as inscrições para o processo seletivo são gratuitas.

De acordo com as ações afirmativas do IFTM, do total de vagas, 20% destinam-se a candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos), quilombolas e indígenas independente de renda familiar e escola de origem e, 5% para pessoas com deficiência (PcD) independente de renda familiar e escola de origem.

As atividades que forem presenciais ocorrerão no IFTM Campus Uberlândia, localizado na Rodovia Municipal Joaquim Ferreira – Fazenda Sobradinho, s/nº - Zona Rural.

O pré-requisito mínimo para ingresso nos cursos de especialização é a conclusão do Ensino Superior, o qual deverá ser comprovado pelo candidato no momento da matrícula.

A seleção ocorre por meio de análise de currículo. O resultado preliminar será publicado no dia 23 de setembro, e o final, no dia 30, ambos na página Ingresso do IFTM.

Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica

Estão sendo oferecidas 300 vagas para este curso em polos localizados em diversas cidades mineiras: Araguari, Coromandel, Formiga, Ituiutaba e Uberaba. Para este processo seletivo, as inscrições custam R$60,00 e o período para solicitar isenção deste valor já se encerrou.

Também há reserva de vagas para candidatos autodeclarados negros, quilombolas e indígenas independente de renda familiar e escola de origem e para pessoas com deficiência (PcD) independente de renda familiar e escola de origem.

A seleção também ocorre por meio de análise curricular e o resultado preliminar também será publicado no dia 23 de setembro. Já o resultado final estará disponível para acesso em 26 de setembro, ambos na página Ingresso do IFTM.

Editais na íntegra e mais informações na página Ingresso do IFTM.