Logística

Ingressantes do curso de Tecnologia em Logística tiveram aula inaugural do curso na última quarta-feira

Atual turma é a primeira a ingressar com o novo Projeto Pedagógico, que tem foco em gestão integrada e demandas do mercado
Publicado em 20/09/2024 17:13 Atualizado em 20/09/2024 17:16
Estudantes do curso de Tecnologia em Logística vão estudar em modelo híbrido a partir desta turma

Os novos estudantes de Tecnologia em Logística, do Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), foram recepcionados para o início do curso. A aula inaugural aconteceu na última quarta-feira, dia 18 de setembro, no auditório, e os ingressantes tiveram a chance de conhecer os principais setores da unidades, assim como seus respectivos responsáveis. Essa turma ingressou a partir de um processo seletivo realizado no meio do ano e são os primeiros a dar início ao curso tendo como base o novo Projeto Pedagógico do Curso (PPC), publicado este ano, que tem como foco gestão integrada e demandas do mercado.

Entre as principais novidades, destacam-se a maior integração entre as áreas de Logística, Marketing e Tecnologia, com a inclusão de disciplinas como “Logística Reversa” e “Logística Internacional”, e a ênfase em práticas de gestão inovadoras e sustentáveis. A carga horária total do curso também foi ajustada para 1.600 horas, com maior flexibilidade para o aluno. Outra grande novidade é a adoção do ensino híbrido, combinando aulas presenciais e a distância.

Para o atual coordenador do curso, Ricardo Sena, o modelo híbrido é um dos maiores destaques do novo PPC. “Uma questão central para essa turma é, sem dúvida, o modelo híbrido adotado pelo novo PPC, ou seja, a integração de disciplinas presenciais e em EAD em cada período. Não exatamente uma inovação para muitas escolas, mas pra nós, sim. Algo que precisamos destacar positivamente, pois entende-se que potencializaremos o resultado ensino-aprendizagem do curso”, afirma.

Recepção dos ingressantes

Durante a aula inaugural, os alunos obtiveram informações práticas sobre a vida estudantil no Campus Uberlândia Centro. Eles aprenderam, por exemplo, como solicitar carteirinha de estudante e como acessar a plataforma Virtual IF. Os novatos ainda visitaram espaços do Campus, tais como a biblioteca e cantina. Após o intervalo das atividades, o professor Gleidson Acassio Reis palestrou sobre "Ambientação em EAD". A fala teve o intuito de despertar o comprometimento dos ingressantes com a auto administração das disciplinas no formato de Educação a Distância (EAD). Em seguida os alunos foram para a sala e iniciaram suas aulas presenciais do curso com a professora Juliana Vilela Alves.