Conedu

IFTM Campus Uberlândia Centro marca presença no X Congresso Nacional de Educação

Quatro trabalhos foram apresentados no formato pôster por dois docentes da unidade
Publicado em 26/09/2024 18:46 Atualizado em 26/09/2024 18:47
Trabalhos abordam temas diversos, entre eles a interdisciplinaridade e inclusão escolar

O IFTM Campus Uberlândia Centro marcou presença no X Congresso Nacional de Educação (Conedu), realizado entre os dias 19 a 21 de setembro, em Fortaleza, Ceará, cujo o tema foi: "Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio". Os professores do Campus Keila Nogueira e Kenedy Nogueira apresentaram quatro trabalhos no evento, sendo dois deles desenvolvidos a partir da pesquisa do discente de Licenciatura em Computação, João Marcos de Oliveira Machado. O evento teve a participação de cerca de 11 mil pessoas e, além da apresentação dos trabalhos no formato pôster, os professores participaram de palestras, mesas-redondas e de um minicurso com o tema "Práticas Inclusivas na Formação Docente -aluno com deficiência intelectual".

Os trabalhos apresentados tiveram os seguintes temas: "JOGO EDUCATIVO ANIMASONS: UMA FERRAMENTA LÚDICA PARA CRIANÇAS COM TEA"; "ESTUDO COMPARATIVO DAS FERRAMENTAS LÚDICAS COMPUTACIONAIS COMO SABER USAR AS FERRAMENTAS PODE AJUDAR OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA A DESENVOLVEREM ATIVIDADES PARA O ENSINO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO"; "O USO DO LABMAKER E IMPRESSÃO 3D PARA AUXILIAR À INCLUSÃO ESCOLAR" e "O USO DA INTERDISCIPLINARIDADE PARA O ESTUDO DE GEOMETRIA".

Segundo Keila, os trabalhos que abordam o tema da interdisciplinaridade vão motivar a criação de uma Unidade Curricular Politécnica (UCP) no Campus Udicentro futuramente. "Os trabalhos foram amplamente elogiados durante a apresentação. A interdisciplinaridade gerou curiosidade de como é realizado nas UCs, destacando como dois ou mais professores de áreas distintas trabalham juntos", afirmou.