Comunicado Oficial

O IFTM reafirma seu compromisso com a inclusão e os Direitos Humanos, esclarecendo acusações infundadas sobre uma palestra no campus Patos de Minas, que será conduzido por um profissional qualificado e ocorrerá fora do horário letivo. A instituição promove o respeito às diferenças e o diálogo democrático.
Publicado em 27/09/2024 18:00 Atualizado em 27/09/2024 18:37
Comunicado Oficial
Crédito: IFTM

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), uma instituição pública de educação superior, básica e profissional, reitera seu compromisso com a promoção de uma sociedade inclusiva, democrática e igualitária. A missão do IFTM é ofertar educação profissional e tecnológica por meio do ensino, pesquisa e extensão, sempre com base no respeito às diferenças e no diálogo.

Como defensor dos Direitos Humanos, o IFTM atua para garantir o direito à educação de qualidade para todos, fundamentada nos princípios de inclusão, respeito à diversidade e promoção da equidade. A Coordenação de Ações Inclusivas e de Diversidade (CAID) é uma das iniciativas que concretizam esses valores, supervisionando e coordenando atividades que promovem a inclusão no ambiente institucional.

Recentemente, um candidato a vereador da cidade de Patos de Minas, fez acusações infundadas contra a nossa instituição, baseadas em uma interpretação equivocada de um evento oferecido pelo IFTM Campus Patos de Minas.

Esclarecemos que o evento em questão será ministrado por um profissional altamente qualificado – mestre em Ciências Sociais e psicólogo – e ocorrerá fora do horário letivo, no sábado, sem caráter obrigatório para alunos e servidores. Trata-se de um espaço dedicado à troca de conhecimento e à discussão de temas relevantes sobre diversidade, alinhado com os pressupostos dos Direitos Humanos que defendem o respeito mútuo, a inclusão e o direito à livre expressão.

O IFTM reforça que sua principal missão é proporcionar um ambiente de ensino que respeita e acolhe a diversidade, forma cidadãos críticos e promove uma convivência harmônica e colaborativa. Continuaremos firmes em nosso propósito de construir uma sociedade mais justa e inclusiva por meio da educação.