Emendas parlamentares

IFTM Campus Uberaba busca apoio parlamentar em Brasília para transformar demandas em realidade

Propostas foram expostas pelo Diretor-geral do Campus Uberaba e pelo Diretor de Relações Interinstitucionais do IFTM a 12 deputados federais de Minas Gerais
Publicado em 27/09/2024 11:11 Atualizado em 27/09/2024 11:29
Fotografia colorida de dois homens. Lado esquerdo, diretor de relações interinstitucionais do IFTM, Eduardo Jardel Veiga Gonçalves e do lado direito, diretor-geral do Campus Uberaba, Bruno Garcês
Crédito: Bruno Garcês

Entre os dias 23 e 25 de setembro, o diretor-geral do IFTM Campus Uberaba, Bruno Pereira Garcês, e o Diretor de Relações Interinstitucionais do IFTM, Eduardo Jardel Veiga Gonçalves, estiveram em Brasília, para participarem de reuniões na Câmara dos Deputados. O objetivo da visita foi dialogar com o gabinete de 12 deputados federais de Minas Gerais para apresentar e pleitear emendas parlamentares que atendam às necessidades do campus.

Durante as reuniões, foram apresentadas demandas gerais e específicas. Entre as solicitações gerais, destacou-se a necessidade de construção de novas salas de aula, com o intuito de melhorar o atendimento aos estudantes, e a construção de um auditório para eventos e atividades acadêmicas. Demandas específicas foram direcionadas para a reforma do setor de laticínios, essencial para a profissionalização da produção de derivados do leite na instituição, além da possibilidade de comercialização do excedente produzido.

Outra proposta significativa discutida foi a estruturação do setor de equideocultura, que visa a implementação de um centro de equoterapia. Este centro será uma importante contribuição para a cidade de Uberaba, que apresenta uma alta demanda reprimida por terapias assistidas por animais.

Além disso, os diretores apresentaram a proposta do "Espaço da Diversidade", que incluirá os Núcleos e Coordenações de Ações Inclusivas do campus. Este espaço será projetado para atender às necessidades de acessibilidade, com salas para atendimentos coletivos e individuais, um espaço de convivência, sala de recursos e banheiros adaptados.

“A visita à capital federal reforça o compromisso do IFTM e do Campus Uberaba em buscar melhorias e atender às necessidades de seus estudantes e da comunidade local. A expectativa é que as emendas possam trazer um impacto positivo na qualidade do ensino e na infraestrutura do campus nos próximos anos”, destacou Jardel.

Bruno Garcês expressou otimismo em relação aos resultados da visita: “Esperamos ser contemplados com pelo menos um dos projetos apresentados para 2025 e vamos continuar trabalhando para trazer recursos externos e estruturar o Campus Uberaba.” Ele também ressaltou que uma nova visita à Brasília está prevista, em que discutirão as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a inserção das demandas do Campus neste Programa.