Expansão

IFTM oferta primeira atividade educacional em Sete Lagoas, onde será construído o novo Campus do Instituto

Curso de Formação Inicial e Continuada vai abordar o uso de ferramentas Google e está com inscrições abertas até o dia 06 de outubro
Publicado em 01/10/2024 13:00 Atualizado em 01/10/2024 18:20
Renata Marques divulgando o curso FIC em Sete Lagoas.
Crédito: Comissão de Comunicação do IFTM Campus Patos de MInas

Em março deste ano, o Governo Federal anunciou a criação de 100 novos campi de institutos federais no Brasil, entre eles uma unidade na cidade de Sete Lagoas ligada ao Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). O novo Campus ainda será construído, mas desde já o IFTM marca presença na cidade com a oferta de sua primeira atividade educacional. Trata-se de um curso de Formação Inicial Continuada (FIC) voltado para Operação dos Apps Google, o primeiro curso ofertado pelo IFTM na cidade. As inscrições são gratuitas e seguem abertas até o dia 06 de outubro para quaisquer interessados acima dos 13 anos.

O edital foi publicado pelo Campus Patos de Minas, ao qual a unidade do IFTM em Sete Lagoas está inicialmente ligada, na condição de Polo. O curso foi preparado e será executado em parceria com a direção da Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas, com quem o IFTM firmou um termo de parceria. As aulas serão ministradas nas dependências do Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEMM), no período de 28 de outubro a 11 de dezembro de 2024.

Nos dias 19 e 20 de setembro, a professora do IFTM Campus Patos de Minas e coordenadora do curso FIC, Renata Marques, realizou uma ação de divulgação da atividade em escolas públicas da cidade de Sete Lagoas. Ela visitou a Escola Estadual Professor Rousset, a Escola Estadual Edite Furst, a Escola Estadual Doutor Avelar e a Escola Municipal Doutor Márcio Paulino. Os estudantes das instituições tiveram acesso a informações sobre o processo de seleção, além de esclarecimentos básicos sobre o curso e também sobre a nova instituição que está chegando na cidade.

A coordenadora destacou que a recepção nas escolas de Sete Lagoas foi muito boa e os estudantes para os quais falou demonstraram muito interesse no curso. “A recepção em relação ao curso foi muito positiva, principalmente nas primeiras escolas que eu fui, onde tinham alunos de ensino médio. Eles ficaram muito felizes”, destacou.

Mais importante do que divulgar a atividade, contudo, o momento de encontro com os estudantes das escolas públicas marca um primeiro contato do IFTM com potenciais futuros alunos e com a cidade. Segundo Renata, as visitas foram uma chance de apresentar o IFTM.

“Eu acho extremamente importante para poder fazer uma divulgação na cidade, não só pela questão das matrículas, que é importante para o MEC (Ministério da Educação) perceber que a gente de fato quer estar na cidade, mas porque oferecer um curso em Sete Lagoas nos permite ter mais visibilidade. Mesmo que seja num  espaço ainda pequeno, as famílias dessas 30 pessoas que vão participar já vão estar inseridas com a gente. Acho que é importante antes mesmo da construção, para começar a ter uma visibilidade para o IFMT”, completou Renata.

No dia 20/09, a professora Márcia Xavier, que atualmente está na presidência da comissão de comunicação do campus Patos de Minas, também participou do processo de divulgação. Neste dia, houve visita à área onde será realizada a construção do futuro campus.

Sobre o curso

O curso vai trabalhar algumas ferramentas básicas e essenciais do Google. Os participantes terão a oportunidade de aprender a criar um e-mail, usar o Google Drive, salvar arquivos em nuvem, fazer edição em documentos do Google Docs e Google Planilhas, entre outras funcionalidades.

“São esses princípios básicos dos programas da Google, que estão disponíveis de forma gratuita para todo mundo. Então, mesmo que a pessoa não tenha um computador, ela vai acessar pelo celular, vai aprender lá no laboratório de informática, mas ela vai poder acessar de qualquer lugar e usar o conhecimento que adquirir”, explica Renata.

A previsão é que, em 2025, sejam ofertados pelo menos outros quatro novos cursos FIC na cidade, por meio da parceria com a Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas.

POLO SETE LAGOAS

A possibilidade de instalação de um campus do IFTM em Sete Lagoas se deu a partir da manifestação de interesse da Prefeitura da cidade, por meio de termo de compromisso e apoio financeiro para oferta dos primeiros cursos FIC. Em maio, a Câmara de Sete Lagoas doou em terreno de quase 23 mil metros quadrados para a construção das instalações. O terreno fica na área central e privilegiada da cidade e já conta com algumas estruturas, como quadra coberta, quadras de vôlei e um campo de futebol.

O edital de concorrência pública para a construção do prédio do novo Polo do IFTM em Sete Lagoas já está publicado e o valor previsto para a execução das obras é de R$15,5 milhões. A data da sessão  pública na qual será selecionada a empresa vencedora está prevista para o dia 31 de outubro, às 9 horas, em Brasília.