Formação Inicial e Continuada

Encerram-se hoje, 4 de outubro, as inscrições para Cursos de Formação Inicial e Continuada de Empreendedorismo, Microempreendedor Individual e Mundo do Trabalho

Esses cursos têm como foco a capacitação e qualificação de profissionais para o mercado de trabalho
Publicado em 04/10/2024 14:15 Atualizado em 04/10/2024 14:18
Imagem colorida do busto de homem branco, com  um terno preto, segurando com a mão esquerda um globo terrestre.
Imagem colorida do busto de homem branco, com um terno preto, segurando com a mão esquerda um globo terrestre.

Encerram-se hoje, 4 de outubro, as inscrições para o Processo Seletivo dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), do IFTM Campus Uberaba, em Empreendedorismo, Mundo do Trabalho e Microempreendedor Individual, com 100 vagas disponíveis para cada curso.

As inscrições são gratuitas e no site oficial do IFTM. Será necessário informar CPF e um documento de identificação válido. Não será permitido o uso de documentos de terceiros, como pais ou responsáveis.

A seleção será feita por ordem de inscrição, e os candidatos que se inscreverem além do número de vagas ficarão em uma lista de espera, podendo ser chamados em caso de desistências.

As aulas serão realizadas de forma presencial, em parceria com escolas municipais de Uberaba. Cada curso tem uma carga horária de 40 horas e duração de 14 semanas, com encontros presenciais às segundas-feiras, das 19h às 22h. Para participar, os candidatos devem ter pelo menos 16 anos e estar matriculados no Ensino Fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Conheça os cursos

Empreendedorismo - O curso de Empreendedorismo visa capacitar os participantes com conhecimentos, habilidades e atitudes essenciais para enfrentar os desafios do mercado e criar negócios bem-sucedidos. Ele cobre desde a identificação de oportunidades e sustentabilidade até questões legais e regulamentações. Também foca em desenvolver visão estratégica, elaboração de planos de negócios, análise de mercado e gestão eficaz. Os participantes aprenderão sobre marketing, vendas, comportamento do consumidor, tomada de decisões estratégicas, gestão financeira e recursos humanos, além de fomentar a resiliência, liderança e ética no empreendedorismo.

Mundo do trabalho - O curso busca compreender o trabalho humano em suas dimensões ontológica e histórica, abordando seu papel na sobrevivência e na cultura. A partir de uma perspectiva crítica, o curso diferencia os conceitos de trabalho, emprego e mercado de trabalho, com o objetivo de fundamentar uma prática pedagógica baseada no trabalho, ciência e cultura, através de uma abordagem dialógica, crítica e reflexiva. Estruturado em cinco blocos, o curso explora temas como: a relação do ser humano com o trabalho ao longo da história; a importância da escolarização e qualificação profissional; a elaboração de Currículo e documentação pessoal; o histórico da legislação trabalhista no Brasil e as distinções entre trabalho formal e informal; e, por fim, os impactos da tecnologia no mundo do trabalho, debatendo suas implicações positivas e negativas na criação e extinção de postos de trabalho.

Microempreendedor Individual - O curso sobre Microempreendedor Individual (MEI) tem como objetivo capacitar os participantes para iniciar, administrar e expandir seus negócios de forma legal e sustentável. O programa aborda a formalização do MEI, oferecendo orientação sobre o processo de registro e os benefícios da regularização. Além disso, ensina planejamento financeiro, obrigações fiscais e tributárias, e direitos previdenciários. O curso também inclui treinamento em marketing e vendas, gestão administrativa, e aspectos legais e regulatórios, preparando os empreendedores para administrar suas empresas de maneira eficiente e lucrativa.

Período de inscrição: 04/10/2024

Divulgação da lista de inscritos: 07/10/2024