Processo Seletivo

IFTM Campus Uberaba abre 420 vagas para cursos técnicos com ingresso para o 1º semestre de 2025

As inscrições podem ser feitas a partir de hoje, 7 de outubro. O prazo termina no dia 11 de novembro, às 23h59
Publicado em 07/10/2024 16:44 Atualizado em 07/10/2024 16:55
Imagem retangular de fundo cinza claro. Ao centro vemos três alunos do IFTM: uma menina de cabelos ruivos, lisos e longos; um menino negro, de cabelos pretos e cavanhaque e uma menina parda, de cabelos pretos com algumas mechas loiras, encaracolados e longos. Ambos usando uniforme do IFTM e estão sorrindo. Ao fundo deles, vemos um quadrado de bordas arredondadas na cor verde.

O IFTM Campus Uberaba está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2025/1, com um total de 420 vagas, os candidatos poderão escolher entre cursos técnicos integrados ao ensino médio ou cursos na modalidade concomitante.

Para o próximo semestre, o Campus Uberaba disponibiliza cinco cursos técnicos integrados ao ensino médio: Administração, Alimentos, Meio Ambiente e Química, cada um com 70 vagas, enquanto o curso de Agropecuária conta com 105 vagas. Nessa modalidade, os estudantes cursam tanto o ensino médio quanto a formação técnica dentro do IFTM, ideal para quem deseja obter o diploma de técnico enquanto finaliza a educação básica.

Além disso, o Campus Uberaba ofertará o curso Técnico em Química, na modalidade concomitância externa, nesse caso, os alunos cursam o ensino técnico no IFTM, mas o ensino médio é realizado em outra instituição de ensino. Esse formato é indicado para quem já está cursando ou completou parte do ensino médio.

Inscrições e Taxa

As inscrições para o processo seletivo devem ser realizadas pela internet, no site do Instituto Nosso Rumo. A taxa de inscrição é de R$ 40,00, com a possibilidade de isenção para candidatos de baixa renda e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O pedido de isenção deve ser feito no momento da inscrição, e os documentos comprobatórios devem ser enviados conforme as orientações disponíveis no Edital nº 12/2024.

Modalidades de Ingresso

Os candidatos poderão optar por concorrer pelas vagas de ampla concorrência ou por meio da Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012 e suas alterações pela Lei nº 14.723/2023), que prevê reserva de vagas para estudantes de escolas públicas, com critérios baseados em renda e autodeclaração étnico-racial. Pelo menos 50% das vagas serão destinadas a cotistas. Além disso, o IFTM oferece o Programa de Inclusão Social, que concede até 20% de bônus na pontuação final de candidatos que atendem aos critérios de inclusão social.

O cronograma com as principais datas e etapas, como prazos para inscrição, prova objetiva e divulgação dos resultados, está disponível no Anexo I do edital, acessível no site do IFTM. Os candidatos devem estar atentos às datas e prazos para não perder nenhuma etapa do processo.

Provas e horários

A forma de seleção para ingresso nos cursos técnicos do IFTM em 2025 é a prova, que está prevista para acontecer no dia 15 de dezembro. A prova será realizada na mesma cidade do campus escolhido pelo candidato no momento da inscrição e o local e horário da prova serão comunicados no Edital de Convocação para as Provas Objetivas, o qual será publicado na página de ingresso do IFTM e no site do Instituto Nosso Rumo, no dia 29 de novembro.

A prova será de 30 questões objetivas e abrangerá os conhecimentos do Ensino Fundamental, com questões de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. Para estudar, o candidato pode acessar o conteúdo programático exigido no Anexo XII do edital. O anexo traz os tópicos que serão cobrados na prova, assim como referências bibliográficas sugeridas.

Resultados

O Anexo I do edital traz o cronograma completo do processo seletivo, com a indicação de todas as datas importantes no certame. De acordo com o cronograma, o resultado preliminar está previsto para o dia 8 de janeiro e o resultado final para o dia 17 de janeiro. Ambos serão divulgados na página de ingresso do IFTM e no site do Instituto Nosso Rumo.

Eventuais dúvidas que os candidatos tiverem poderão ser solucionadas pelos seguintes canais de comunicação: Contato com o Instituto Nosso Rumo através do Serviço de Atendimento ao Candidato – SAC, pelo telefone (11) 3964-4946, das 09h às 16h.

Com informações da Diretoria de Comunicação Social e Eventos