Processo Seletivo

IFTM Campus Uberaba oferta 128 vagas para os cursos de graduação com ingresso no primeiro semestre de 2025

As inscrições que começaram ontem, 7 de outubro, podem ser feitas até o dia 11 de novembro
Publicado em 08/10/2024 17:30 Atualizado em 08/10/2024 17:31
Imagem retangular de fundo azul escuro. Ao centro, vemos dois estudantes de graduação do IFTM: uma moça negra, de cabelos pretos, encaracolados e curtos, usando uma camiseta preta e jaqueta jeans claro e óculos de grau e um rapaz branco, de cabelo preto, curto e barba cerrada, usando uma camiseta azul marinho. Ambos estão sorrindo. Ao fundo deles, vemos dois losangos, um verde e um laranja.

O IFTM Campus Uberaba está com inscrições abertas para o Processo Seletivo de Graduação 2025/1, conforme o edital nº 11/2024. O período de inscrição vai de 7 de outubro a 11 de novembro de 2024, e os interessados devem se inscrever pelo site oficial do Instituto Nosso Rumo, que é o responsável pela operacionalização do processo.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00. No entanto, candidatos que se encaixem nos critérios de baixa renda estabelecidos pela Lei nº 12.799/2013 podem solicitar a isenção do pagamento. Para isso, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), ter renda familiar per capita de até um salário-mínimo, ou ter cursado todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsista integral em instituições privadas. Os pedidos de isenção devem ser feitos até o dia 16 de outubro.

Os candidatos têm duas opções de ingresso. Uma delas é por meio da Prova de Seleção, que consiste na redação, que será realizada no dia 15 de dezembro. A outra forma é utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com a possibilidade de aproveitar as notas das edições realizadas entre 2013 e 2023, desde que o candidato não tenha tirado zero na redação.

O IFTM adota uma política de inclusão social, reservando, conforme a Lei nº 12.711/2012, pelo menos 50% das vagas para ações afirmativas. As vagas são divididas entre candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos), indígenas, pessoas com deficiência (PcD) e estudantes de baixa renda que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas.

A instituição oferece diversas oportunidades para aqueles que desejam ingressar no ensino superior, com um total de 128 vagas distribuídas entre cinco cursos: Administração (28 vagas, noturno, 4 anos de duração), Ciências Biológicas (25 vagas, integral, 4 anos), Engenharia Agronômica (25 vagas, integral, 5 anos), Química (25 vagas, noturno, 4 anos) e Zootecnia (25 vagas, integral, 5 anos).

A divulgação do resultado preliminar da prova está prevista para o dia 8 de janeiro, enquanto a homologação do resultado final ocorrerá em 17 de janeiro.

Os candidatos que tiverem dúvidas podem solucioná-las entrando em contato com o Instituto Nosso Rumo por meio do Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC), disponível pelo telefone (11) 3964-4946, das 9h às 16h.