Formação para inclusão

IFTM sedia capacitação em temas de educação para Surdos ofertada pelo INES

O Instituto Nacional de Educação de Surdos, sediado na cidade do Rio de Janeiro, é uma das referências no país quando se trata da temática. Minicursos acontecem de hoje até quinta-feira na reitoria do IFTM e as inscrições ainda seguem abertas
Publicado em 08/10/2024 10:00 Atualizado em 08/10/2024 11:37
Foto colorida do início do primeiro minicurso do Programa de Assessoria Técnica do INES ocorrendo na reitoria do IFTM na manhã do dia 8 de outubro
Crédito: Lucas Elias Fernandes - Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IFTM (DCSE/IFTM)

Com o objetivo de apoiar a implementação e o aperfeiçoamento do trabalho de professores e outros profissionais da educação em perspectiva bilíngue para Surdos nas diferentes regiões do país, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) está sediando, de hoje (8/10) a quinta-feira (10/10), o Programa de Assessoria Técnica do Instituto Nacional de Educação de Surdos, o INES, instituição sediada na cidade do Rio de Janeiro referência em educação para Surdos no país.

As inscrições para participar ainda estão abertas e podem ser feitas de forma simples e gratuita: basta entrar em contato com Mayara Rocha, uma das organizadoras do evento, por meio do telefone/WhatsApp: (34) 99283-5650.

O Programa é uma capacitação com minicursos liderados por profissionais do INES em diversas temáticas da educação para Surdos. Ainda hoje, na parte da tarde (14h30 às 17h30), acontece a continuação do assunto Letramento nas diferentes áreas do Conhecimento – Linguagens, com Ronaldo Gonçalves de Oliveira. Amanhã e quinta-feira, a partir das 8h, é a vez de abordar a Função do Tradutor e Intérprete de LIBRAS na sala de aula, com Adriana Lopes do Espírito Santo.

A capacitação conta com a participação de tradutores (as) e intérpretes de Libras e outros servidores do IFTM e das redes municipal e estadual de educação de Uberaba e região, Surdos e ouvintes. Podem também participar membros de outras instituições e associações voltadas à questão, como a Escola para Surdos Dulce de Oliveira, que já está presente, entre outras, e também demais interessados no assunto, ligados ou não à área da Educação.

Mais informações: Mayara Rocha (34) 99283-5650