Eventos

IFTM Campus Avançado Campina Verde realiza edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Evento teve como tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais” e contou com palestras, oficinas e integração com a comunidade externa
Publicado em 10/10/2024 15:00 Atualizado em 10/10/2024 20:54
Compartilhe:
Compartilhe:
Foto colorida do primeiro dia do evento, com palestrantes, professores e gestores do IFTM
Foto colorida do primeiro dia do evento, com palestrantes, professores e gestores do IFTM
Crédito: Crédito: Ana Clara Santos Costa - Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IFTM (DCSE/IFTM)

Nos dias 8, 9 e 10 de outubro, o IFTM Campus Avançado Campina Verde realizou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento faz parte da programação oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que ocorre simultaneamente em todo o Brasil, sendo reconhecida como o principal evento de divulgação científica do país. Este ano, o tema central da SNCT é  “Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais”, com foco na valorização e proteção da biodiversidade dos biomas brasileiros e dos saberes tradicionais das comunidades que neles vivem. A programação no Campus Avançado Campina Verde integrou ensino, pesquisa e extensão, pilares fundamentais do IFTM.

Durante a abertura do evento, o reitor do IFTM, Marcelo Ponciano, ressaltou o diferencial da educação oferecida pela instituição, que vai além da formação técnica. “Um diferencial do ensino que praticamos no IFTM, é que aqui a aprendizagem é atrelada à pesquisa e à extensão. É um ensino diferenciado, que vai além da técnica. No IFTM, nossos estudantes aprendem a desenvolver seus trabalhos e pesquisas, para contribuir com sociedade e ser um agente transformador onde ele está inserido. E uma semana como essa é o momento em que nós, comunidade do IFTM apresentamos para a comunidade externa o potencial da educação que oferecemos aqui dentro”, afirmou.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Carolina Pimenta, também destacou a importância do evento e o potencial dos estudantes. “Falar sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é especialmente importante porque a ciência transforma a nossa realidade. Além disso, precisamos a estimular a curiosidade dos nossos estudantes para que possam criar soluções para os problemas que enfrentamos, aproveitando a diversidade ao nosso redor para transformar o mundo em um lugar melhor”, concluiu.

O prefeito de Campina Verde, Helder Paulo Carneiro, também participou da cerimônia e ressaltou a relevância do tema escolhido para a SNCT deste ano, que aborda a preservação dos biomas brasileiros. “O tema é extremamente importante, especialmente neste momento em que enfrentamos temperaturas altas e vemos o impacto da destruição dos biomas. Parabéns pela iniciativa de promover esse debate e conscientizar sobre a preservação ambiental”, afirmou o prefeito.

Sustentabilidade e preservação ambiental em foco

O evento contou com a rica palestra “Recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP) como Estratégia para a Conservação e Valorização dos Biomas Brasileiros", ministrada por Celismar Costa, coordenador ambiental do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Uberlândia, e Masterson Ferreira, supervisor do Programa Buriti, DMAE Uberlândia.

Celismar enfatizou a importância da sustentabilidade e das pequenas ações para a preservação ambiental. “A sustentabilidade é um tripé que envolve a economia, o ser humano e o meio ambiente. Precisamos entender que cada pequena ação conta. Cuidar do solo, por exemplo, é tão importante quanto plantar árvores. O solo bem manejado, com práticas como terraceamento e estradas rurais adequadas, garante que a água da chuva se infiltre e ajude a recarregar os lençóis freáticos e os cursos d’água, evitando erosões e perdas de nutrientes essenciais para a agricultura”, destacou o palestrante.

O palestrante ressaltou que, para promover uma recuperação ambiental efetiva, é necessário adotar uma abordagem integrada. “O trabalho de recuperação não é só plantar árvores. Primeiro, é preciso cuidar do solo e resolver os problemas de degradação, para depois fazer o plantio. A árvore é o acabamento final de um processo de recuperação que começa muito antes, com o manejo correto do solo, sem este manejo nada que plantarmos vai prosperar”, complementou o palestrante.

Humberto Mineu, coordenador de Sustentabilidade do IFTM, também comentou sobre a importância do tema da SNCT e o compromisso da instituição com a sustentabilidade. “O tema é muito atual e relevante, especialmente pela necessidade de conservar nossos biomas e entender que eles estão interligados. Por exemplo, o bioma amazônico influencia o clima da região Centro-Sul, assim como o cerrado alimenta os cursos d’água que vão para o Nordeste e o Pantanal. O IFTM, ao colocar isso em debate na SNCT, cumpre seu papel como instituição de ciência e tecnologia, promovendo que a construção do conhecimento seja baseada na sustentabilidade”, afirmou.

Integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão

A programação da SNCT no Campus Avançado Campina Verde uniu ensino, pesquisa e extensão, com uma série de atividades envolvendo estudantes, professores e a comunidade externa. “Nossa expectativa para o evento era a melhor possível, pois foi o maior que já fizemos até hoje no campus", destacou o diretor do campus, Firmiano Alexandre José da Silva.

"Esse ano, trouxemos uma abordagem diferente, separando o primeiro dia para atividades de capacitação para nossos estudantes, com a participação de representantes do setor produtivo e empresas parceiras, inclusive de Uberlândia e outras cidades próximas”, completou o diretor.

Nos dias seguintes, a programação incluiu a visita de alunos da educação básica e fundamental, fortalecendo o intercâmbio com a comunidade. “Esse contato é essencial para mostrar o trabalho que realizamos e promover a troca de conhecimentos entre os estudantes do IFTM e de outras escolas”, comentou Firmiano, enfatizando a importância de se aproximar da comunidade e promover a divulgação dos processos seletivos do Instituto.

Entre as oficinas que mais chamaram a atenção do público, destacaram-se aquelas voltadas para a agricultura de precisão, incluindo uma demonstração de um trator programado para operar de forma autônoma. Essas atividades foram possíveis graças às parcerias com empresas da região, que disponibilizaram equipamentos avançados. “Fizemos seminários preparatórios um mês antes do evento e convidamos instituições e empresas locais. A partir daí, surgiram essas colaborações, permitindo que trouxéssemos tecnologias que não teríamos disponíveis internamente”, explicou o diretor.

Além da agricultura de precisão, o evento contou com demonstrações de piscicultura, robótica, computação e impressão 3D, além de atividades voltadas para a cultura Maker. “Foi uma oportunidade fantástica para nossos estudantes dos cursos de tecnologia compartilharem suas pesquisas e projetos, mostrando na prática o que aprenderam”, concluiu Firmiano.

A SNCT 2024 no IFTM Campus Avançado Campina Verde reforçou a importância de eventos como este para promover o ensino, a pesquisa e a extensão, ao mesmo tempo em que fortalece o vínculo entre a instituição e a comunidade local.

 

Compartilhe:

Notícias relacionadas