Semana Nacional da EPT será em outubro
Crédito: Arquivo Diretoria de Comunicação Social e Eventos
O Ministério da Educação (MEC) irá promover, de 7 a 9 de outubro, a 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT). O evento será gratuito e acontecerá na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF), junto com o Festival Internacional de Inovação e Sustentabilidade da Indústria – Curicaca. A semana visa à integração, à divulgação, ao fortalecimento e à valorização dessa modalidade educacional junto à sociedade, contribuindo com a ampliação do seu reconhecimento social e a sua atratividade junto aos jovens e aos trabalhadores.
A SNEPT reunirá estudantes, professores e técnicos com exposição de projetos interativos e pesquisas desenvolvidas pelas instituições de ensino ofertantes da educação profissional e tecnológica de todo o país. No ano passado, mais de cinco mil pessoas, entre expositores e visitantes, estiveram no evento, onde foram apresentados mais de 400 projetos de 56 instituições.
O Festival Curicaca, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), tem como foco os temas de inovação, tecnologia, sustentabilidade e modernização industrial, estabelecendo conexão entre a área da educação profissional e tecnológica e o setor industrial brasileiro. Na quarta-feira, 2 de julho, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, e o presidente da ABDI, Ricardo Capelli, assinaram acordo de cooperação técnica para a realização dos eventos em parceria.
Ainda neste mês, a Secretaria de Educação
Profissional e Tecnológica (Setec) do
MEC divulgará as chamadas públicas convidando
as instituições ofertantes de educação profissional
e tecnológica (EPT) a participarem da Semana
Nacional por meio de submissão de projetos.
Universo EPT – O último Censo Escolar da
Educação Básica, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apontou que no
Brasil existem 2,5 milhões de matrículas em cursos técnicos de
nível médio. Já segundo o Censo da Educação Superior, o país
apresenta 2 milhões de matrículas em cursos
tecnológicos. As ofertas de EPT, tanto de nível médio quanto
superior, são realizadas pelas redes públicas federal, estaduais,
distrital e municipais, assim como pelos Sistemas
Nacionais de Aprendizagem e pelas instituições
privadas de ensino.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC (https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2025/julho/semana-nacional-da-ept-sera-em-outubro)
Notícias relacionadas
- MEC promove concurso sobre EPT para a Economia Verde
- Dirigentes da Rede Federal desembarcam no México em busca de parcerias para fortalecer a EPT no Brasil
- Sistema desenvolvido por doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do IFTM Campus Uberaba é registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial
- Estão abertas as inscrições para a terceira edição da Roda de Conversas sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
- Qualificação e Conhecimento: IFTM encerra primeiras ações do Editora Capacita 2025 e anuncia continuação da programação
- Prorrogadas inscrições para relatos de experiências exitosas da Reditec 2025