XI EPD

Aberto até o dia 08 de novembro o período de submissão de trabalhos para o XI Encontro de Práticas Docentes (EPD)

Evento acontece entre os dias 04 e 06 de dezembro e contará com três grupos de trabalho
Publicado em 18/10/2024 06:36 Atualizado em 17/10/2024 23:24
Encontro vai contar com três grupos de trabalho com temas diferentes
Crédito: Divulgação

Está aberto até o dia 08 de novembro o período de submissão de trabalhos para o XI Encontro de Práticas Docentes (EPD), evento que acontece entre os dias 04 e 06 de dezembro. Os trabalhos recebidos devem ser encaminhados via formulário Google, de acordo com as regras de submissão de trabalho do evento. Os trabalhos serão apresentados durante o EPD, em dezembro, em um dos três grupos de trabalho (GTs).

O GT tem como tema “Políticas, gestão e formação de professores da educação básica e profissional e tecnológica no contexto do neoliberalismo”, o GT 2 tem como tema “Prática da Computação na Escola Básica” e o GT 3 trabalha a temática “Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Educação”. De acordo com as regras de submissão, serão aprovados no máximo 10 trabalhos em cada grupo e os trabalhos podem ser submetidos por estudantes de graduação, estudantes de pós- graduação de qualquer instituição, pesquisadores e professores.

O XI EPD acontece a partir do dia 04 de dezembro e a palestra de abertura será com o professor Alexandre Cardoso, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Alexandre tem formação em Engenharia, mestre e doutor pela UFU e tem experiência nas áreas de Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e Computação Gráfica, atuando principalmente nos seguintes temas: Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Educação, Ambientes Virtuais, Interfaces Humano Computador e Visualização da Informação. Ele atuou como Coordenador da Comissão Especial de Realidade Virtual - CERV, da Sociedade Brasileira de Computação - SBC e é membro da mesma desde sua criação.

No dia 05 de dezembro, o EPD abre espaço para quatro oficinas sobre temas diversos. A oficina 01 é Laboratório de Prática Docente: Experimentações Em Programação na Escola; a oficina 2 trata de “Inteligência Artificial e Multimídias Aplicadas a Criação de Conteúdo Educacional”; a oficina 3 é intitulada “Do GitHub para sua Pesquisa: Extraindo Dados usando a API GraphQL”; e a oficina 4 é sobre “Arduino via IA”. No último dia de evento, dia 06 de dezembro, acontece a apresentação dos GTs.

Os interessados podem se inscrever em alguma das atividades do EPD 2024 em https://iftm.edu.br/eventos/epd2024. A programação completa está disponível também no site criado pelos organizadores com informações complementares: https://sites.google.com/iftm.edu.br/11epd/palestrantes.