Música

Estudantes do Ensino Médio do Campus Uberlândia Centro têm aulas de iniciação musical com estudantes de música da UFU

Parceria entre instituições possibilita a oferta de diversas oficinas de iniciação para estudantes do Campus
Publicado em 17/10/2024 12:36 Atualizado em 17/10/2024 12:38
Estudantes que participam da oficina de percussão com alunos da UFU

Uma parceria entre o Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), e a Escola de Música da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), está trazendo música para estudantes do Campus. Em outubro deste ano, começaram a ser ofertadas oficinas de iniciação musical para estudantes do Ensino Médio Técnico do IFTM Udicentro.

As oficinas coletivas são de canto, teclado, piano, percussão e violão e são ministradas por estudantes de Licenciatura em Música da UFU. Segundo Jaqueline Soares Marques, professora no curso de Licenciatura em Música , na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e coordenadora do projeto, os participantes não precisam ter experiência prévia para participar das oficinas.

“A gente acredita que aprende música na vida. A gente escuta a música, ela faz parte do nosso cotidiano, no nosso dia a dia. Na iniciação do instrumento, vou pegar o exemplo aqui da percussão eles vão conhecer como tocar vários instrumentos percussivos e como que isso vai se juntar e fazer música junto. No canto, eles vão aprender noções básicas, como respirar bem, articular o som, a dicção. Lá no teclado, vão posicionar a mão e como combinar notas. Eles não precisavam ter nenhum tipo de conhecimento prévio, pois a proposta é que eles consigam conhecer o instrumento da base mesmo”, explica.

Mais de 40 estudantes dos 2º ano do Campus Uberlândia Centro estão participando das oficinas, que são ministradas por 11 estudantes de música da UFU. Além de ser uma oportunidade para que os alunos de Ensino Médio aprendam a base musical, também é uma chance para que os graduandos tenham suas primeiras experiências com o ensino de música

“É uma oportunidade de fazer essa conexão, porque os nossos alunos na Licenciatura precisam ter esses momentos de práticas pedagógicas dentro do estágio. É uma chance de ter a experiência dentro de uma escola para que esses alunos (da UFU) entendam o que é conviver num espaço escolar, como a gente ensina a música para essa idade”, ressalta Jaqueline.

A diretora geral do Campus Uberlândia Centro, Lara Kuhn, destacou a importância de fazer parcerias com outras instituições para ofertar projetos que agreguem na formação dos estudantes do Campus Uberlândia Centro. “Essa parceria foi firmada há alguns meses e é muito importante poder ter essa ponte com a UFU. É uma oportunidade para que os nossos estudantes descubram talentos e ampliem seus conhecimentos”, afirma.

A ideia é que ao final do período de oferta das disciplinas aconteça uma apresentação, ainda sem data marcada, para celebrar o aprendizado. Segundo Jaqueline, eles querem trabalhar uma música em comum em todas as oficinas e juntar os participantes para uma apresentação para a comunidade. A música a ser trabalhada é “Tudo que for leve”, de Alice Caymmi.