Projeto de extensão Eletro Instala, do IFTM Campus Patos de Minas, reforma a décima residência
A mais recente reforma, concluída no mês de outubro deste ano de 2024, marca a décima residência atendida pelo projeto de extensão Eletro Instala, sendo que duas delas ocorreram na comunidade do Quilombo do Ambrósio, no município de Ibiá, no ano de 2019, quando o IFTM Campus Patos de Minas participou do projeto de extensão IFTM Itinerante.
A equipe do projeto é composta por estudantes e por docentes do curso técnico em Eletrotécnica, que atuam desde a seleção das residências até a execução das reformas, incluindo adequação na alvenaria e o fornecimento de todo o material elétrico.
O projeto segue um cronograma bem estruturado, com duração de oito meses, de abril a novembro, e conta com um orçamento destinado a pagamento de bolsas para estudantes e, neste ano de 2024, também com recurso de R$ 3 mil reais para a aquisição de materiais essenciais para a execução das reformas.
Coordenado pelo professor Thiago Larquer, a equipe executora é composta por 6 estudantes bolsistas e por 4 estudantes voluntários. O projeto foi submetido a dois editais de programas de extensão, Edital n° 2/2024/Proext - Reitoria, fomentado com recursos financeiros da Reitoria do IFTM, tanto para pagamento de bolsas acadêmicas quanto para a compra de material de consumo e/ou permanente e o Edital nº 4/2024/CExt - PTM, fomentado com recursos financeiros do campus Patos de Minas para pagamento de bolsas acadêmicas.
Além da reforma elétrica residencial, a equipe executora atua em diversas ações internas do campus. Nesta edição do projeto, houve montagem do laboratório (container) de apoio aos demais laboratórios do campus e do espaço maker, com a instalação de esmeril e de furadeira industrial elétrica; limpeza dos painéis solares fotovoltaicos; instalação dos secadores de mãos disponibilizados em alguns dos banheiros do campus; trocas de lâmpadas de salas e de corredores; manutenção de ventiladores; reforma elétrica da sala 09 do bloco 1, além de toda a instalação da parte elétrica do Arraiá dos Federar.
Considerando todo esse campo de ação, a quantidade de pessoas alcançadas e beneficiadas pelo projeto se mostra extremamente alta. A seguir, alguns depoimentos de membros da equipe executora atual e também de outras edições do projeto.
Professor Thiago Larquer (coordenador do projeto neste ano de 2024)
“Além da interação entre docente e aluno e a possibilidade do discente colocar em prática a matéria vista em sala de m sala de aula, o projeto de extensão permite também que o IFTM retorne uma boa ação à sociedade ao fazer a reforma das casas. O projeto é uma forma de interação e possibilita ampliar as nossas atividades ao sair do ambiente escolar para atender a comunidade e esse tipo de prática é a essência do programa de extensão. O projeto eletro instala consegue, de fato, abranger tudo isso. É um projeto completo.”
Gustavo Pereira Mota (estudante do segundo ano do curso técnico de eletrotécnica integrado ao médio e bolsista do projeto)
“Esse ano tive a possibilidade de participar do projeto como bolsista, o que me permitiu colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e ficar mais envolvido no projeto. O Eletro Instala tem grande importância porque além de permitir aos estudantes colocar em prática os conhecimentos que adquirem em sala de aula, vendo, na realidade, como é a montagem de um esquema elétrico de uma casa, também ajuda as famílias mais necessitadas que não têm condições de realizar a reforma da parte elétrica da casa a ter uma residência mais segura e com um trabalho feito de qualidade.”
Daniel Guerra Nazário (estudante do segundo ano do curso técnico de eletrotécnica integrado ao médio e voluntário do projeto)
“O eletro instala te dá oportunidade de colocar em prática tudo o que é visto em sala de aula. A experiência para mim foi inovadora e acrescentou muito aos meus conhecimentos. Na edição de 2024, participei como voluntário e pude aprender muito sobre trabalho em equipe, instalações elétricas, na realidade, manuseio de ferramentas, dentre outras. Diria que é um projeto que transforma totalmente os alunos cursistas de eletrotécnica e é de suma importância porque beneficia a comunidade patense.”
Professora Carolina Mota (coordenadora do projeto no período de 2017 a 2023).
“Tenho muito orgulho de ter coordenado o projeto de extensão Eletro Instala IFTM nos anos de 2017 a 2023, e que neste ano alcançou a importante marca de 10 casas reformadas. Esse projeto, além de proporcionar melhorias nas condições elétricas de famílias em situação de vulnerabilidade, tem um impacto profundo na formação dos nossos alunos. Através dele, os estudantes têm a oportunidade de aplicar, na prática, os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, além de desenvolverem um forte senso de responsabilidade social e de cidadania. O Eletro Instala IFTM está completamente alinhado à missão e à visão da instituição, que busca transformar a realidade ao nosso redor por meio do conhecimento técnico e de um impacto positivo na sociedade. Eu agradeço o professor Thiago Larquer por ter assumido esse compromisso à frente das ações e fico imensamente feliz em ver que o projeto transcendeu e se consolidou como uma iniciativa do curso técnico em Eletrotécnica do IFTM Campus Patos de Minas.”
Arthur Mota Gonçalves (egresso do campus – estudante do curso de eletrotécnica integrado ao médio, ingressante no ano de 2018)
“O Projeto Eletro Instala me proporcionou uma nova visão sobre o poder que temos de transformar o mundo ao nosso redor. Mais do que isso, sobre como realizar esse tipo de ação transforma a nós mesmos, fortalecendo laços de amizade, consolidando habilidades técnicas e estabelecendo vínculos duradouros com outras pessoas. Participei da reforma de três residências durante meu ensino médio, e um dia após me formar, aos 18 anos, fui contratado técnico em eletrotécnica. O desenvolvimento de um projeto multidisciplinar dessa magnitude foi o grande diferencial que permitiu meu ingresso no mercado. Hoje, cinco anos depois, migrei para o setor aeroespacial, e, apesar da distância entre as áreas, o Eletro Instala continua uma das experiências mais relevantes da minha carreira acadêmica. O motivo é simples: ele desenvolve os valores mais buscados em um profissional e ser humano. Tenho orgulho de ter feito parte dessa história, e confio que o projeto seguirá impactando muitas pessoas no futuro.”
Além de atender a necessidades das famílias selecionadas, os depoimentos mostram o tão impactante que é o projeto, pois além de ofertar serviço à comunidade externa, cumprindo com uma das missões do IFTM e também divulgando as capacidades da instituição, o projeto atua de forma a fortalecer a qualificação e a formação do corpo discente envolvido ao proporcionar experiência prática em campo, capacitando-os tecnicamente para o mercado de trabalho.
O IFTM Campus Patos de Minas parabeniza a equipe executora desta edição do projeto e todas as demais que atuaram desde o início da sua implantação, em 2017, e agradece aos parceiros, aos voluntários que se juntaram às equipes e também aos pais dos estudantes que contribuem com a realização do projeto, auxiliando nos serviços de alvenaria, no transporte dos alunos.