embrapii

Unidade EMBRAPII IFTM Soluções Agroalimentares assina projeto para desenvolvimento de plantadora inédita, que promete revolucionar o plantio de cana-de-açúcar

Projeto é fruto da parceria com as empresas Uby Agroquímica S/A e Soriano Gestão e Projetos LTDA e contará com a participação da Usina Petribu S/A
Publicado em 01/11/2024 14:40 Atualizado em 01/11/2024 15:11
Compartilhe:
Compartilhe:
Fotografia de uma plantação de cana à beira de uma estrada de terra.
Fotografia de uma plantação de cana à beira de uma estrada de terra.
Crédito: Divulgação

A Unidade EMBRAPII IFTM Soluções Agroalimentares, prestes a completar seu quarto ano de atuação, anuncia mais um projeto de alto impacto no setor sucroenergético: o desenvolvimento de uma plantadora inovadora na disposição e tratamento dos toletes no processo de plantio de cana-de-açúcar. Este projeto, com valor total de R$ 1,75 milhão e duração de 12 meses, é fruto da parceria entre a Unidade EMBRAPII IFTM e as empresas Uby Agroquímica S/A e Soriano Gestão e Projetos Ltda. O projeto contará, ainda, com a participação da Usina Petribu S/A, mais antiga usina em operação no Brasil.

O Polo de Inovação do IFTM já soma contratos assinados superiores à de R$ 10 milhões com mais de 20 empresas, demonstrando sua capacidade de alavancar a pesquisa aplicada e a inovação. A nova plantadora de toletes tem potencial para aumentar a produtividade em até 40% e reduzir o consumo de insumos, atendendo à crescente demanda por eficiência e sustentabilidade na agricultura.

Com o apoio técnico do Campus Uberaba e execução pelo Campus Patos de Minas, o projeto visa oferecer uma solução inovadora que revolucionará o plantio de cana-de-açúcar. “Nossa proposta é uma tecnologia que promove alta produtividade e economia de mudas, além de favorecer o desenvolvimento mais eficiente da planta”, afirma o Pesquisador Líder, Thiago Resende Larquer.

O Pesquisador considera, também, que o projeto irá inserir o Campus Patos de Minas na pesquisa aplicada e inovação, posicionando-o como um centro de inovação no agronegócio regional.

A diretora do Polo, Fernanda Barbosa Borges Jardim, ressalta a importância estratégica do projeto: “Essa inovação reforça o Brasil como líder na produção agrícola sustentável, além de promover o desenvolvimento local em regiões sucroalcooleiras, alinhadas às demandas ambientais do setor.”

O Diretor do Campus Patos de Minas, Belchior Antonio, enfatiza que esse projeto estabelece o campus não apenas como referência na oferta da educação de qualidade, como, também, será o marco inicial para a efetivação da pesquisa e inovação tecnológica que, por meio de parcerias com empresas, poderá impulsionar o desenvolvimento da região.

Este projeto representa um marco de inovação e desenvolvimento tecnológico, que reforça o papel do Polo de Inovação do IFTM e da Unidade EMBRAPII Soluções Agroalimentares na liderança de soluções para o agronegócio.

Compartilhe:

Notícias relacionadas