Avaliação Institucional

IFTM passa por recredenciamento institucional junto ao Ministério da Educação (MEC) e recebe nota máxima no relatório de avaliação

Esse processo é necessário para a continuidade da oferta de cursos de graduação pela instituição
Publicado em 04/11/2024 15:00 Atualizado em 04/11/2024 15:47
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Imagem retangular de fundo azul escuro com algumas estrelas, no mesmo tom, espalhadas pela imagem. Centralizado, temos o número cinco dourado e, abaixo dele, cinco estrelas também douradas.
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Crédito: Diretoria de Comunicação Social e Eventos do IFTM - Lorenna Bonifácio

O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) passou, recentemente, pelo recredenciamento institucional junto ao Ministério da Educação (MEC), processo necessário para que as Instituições de Educação Superior (IES) possam continuar ofertando cursos de graduação, tanto na modalidade presencial quanto a distância, e recebeu nota 5 (cinco) no relatório de avaliação.

O Recredenciamento Institucional é a renovação do ato administrativo de credenciamento da instituição. O processo transcorre dentro de um fluxo processual composto por diversas etapas, dentre elas a avaliação in loco por parte do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Esta avaliação culmina em um relatório da comissão de avaliadores, em que constam aferidas as informações apresentadas pela IES, relacionadas à realidade encontrada durante a visita. É gerado, assim, o Conceito Institucional – CI, graduado em cinco níveis, cujos valores iguais ou superiores a três indicam qualidade satisfatória.

O IFTM obteve seu último recredenciamento no ano de 2016, quando recebeu o Conceito Institucional 4, que possuía uma validade de 8 anos. Assim, em maio de 2023, a instituição deu início ao seu novo processo de recredenciamento institucional, que transcorreu ao longo dos dois últimos anos e culminou com a obtenção do Conceito Institucional 5, que tem validade para os próximos 10 anos.

Processo de avaliação

Rogério Costa, Procurador Educacional Institucional do IFTM, explica que o trâmite para o recredenciamento é lento. “O processo foi aberto dia 29 de maio de 2023, no sistema e-MEC, depois tivemos até 60 dias para preencher o formulário 1, onde colocamos os dados do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) e protocolamos no dia 27 de julho. Depois, esse formulário vai para avaliação da Seres (Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior), que libera o formulário 2, que é o instrumento de avaliação propriamente dito. Esse formulário foi liberado em 19 de fevereiro de 2024 e nós o preenchemos e protocolamos 30 dias depois, em 20 de março de 2024”, conta.

O processo de avaliação contempla as 10 dimensões do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que visa à melhoria da qualidade da educação nos cursos de graduação e das IES: a missão e o plano de desenvolvimento institucional (PDI); a política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão; a responsabilidade social da instituição; a comunicação com a sociedade; as políticas de pessoal; a organização e gestão da instituição; a infraestrutura física; o planejamento e a avaliação; as políticas de atendimento aos estudantes e a sustentabilidade financeira. Essas dimensões são agrupadas, por afinidade, em cinco eixos: Planejamento e avaliação institucional; Desenvolvimento institucional; Políticas acadêmicas; Políticas de gestão e Infraestrutura, que apresentam elementos de avaliação e os respectivos critérios para sua análise e verificação.

“Após protocolado o formulário 2, ele volta a ser avaliado na Seres e, se tudo estiver certo, é encaminhado para o INEP, que é o responsável por fazer a avaliação por meio de uma banca avaliadora, que busca comprovar todas as informações que nós colocamos no formulário. Então, todas as informações que nós colocamos no instrumento de avaliação, temos que comprovar. É o que chamamos de comprovação das evidências. Cada uma das questões respondidas no formulário 2 tem que ter um documento de comprovação. Essa documentação é disponibilizada em ambiente virtual para que os avaliadores tenham acesso e iniciem o processo da avaliação da instituição”, explica Costa.

Quanto à avaliação in loco, o Procurador esclarece que ela não acontece mais de forma presencial desde a pandemia, sendo, agora, uma avaliação virtual. “Os avaliadores ficaram do dia 21 até o dia 23 de outubro de 2024, em uma visita virtual à sede do IFTM. No caso, a visita virtual é feita no campus mais próximo da Reitoria, assim a avaliação in loco foi realizada nos campi Uberaba e Uberaba Parque Tecnológico, representando todas as unidades do IFTM”, relata Rogério.

Nessa visita online, os avaliadores não conferem apenas a documentação disponibilizada no drive, eles também conhecem as dependências dos campi por meio de videochamadas, em que um servidor faz um tour virtual apresentando toda a estrutura física da unidade aos avaliadores. “No Campus Uberaba, por exemplo, a servidora Helena Ali foi quem conduziu a visita virtual. Ela explicou que era um campus-fazenda e caminhou com eles pela unidade, onde viram os laboratórios, as salas de aula, verificaram a questão de acessibilidade. Eles olham tudo isso no vídeo, em tempo real”, explica Costa. Além disso, são feitas reuniões com a gestão e com setores/servidores importantes para a instituição, como membros da CPA, servidores da Biblioteca, docentes etc. Após a visita virtual, cada avaliador faz seu relatório, depois se reúnem para discutir os relatórios e publicarem o seu parecer, que foi inserido no sistema e-MEC, no dia 28 de outubro, com nota 5, nota máxima atribuída a uma instituição.

Repercussão

Marcelo Ponciano, Reitor do IFTM, ressalta que “esse resultado é um reflexo direto do comprometimento e dedicação de nossos servidores, docentes, técnicos administrativos e, sobretudo, dos nossos estudantes, que são a razão de nossa existência”. E ainda destaca que “essa conquista simboliza não apenas o reconhecimento pela excelência acadêmica e pela qualidade dos nossos serviços educacionais, mas também reforça nossa responsabilidade em continuar promovendo uma educação pública, gratuita e de qualidade para todos”.

“Continuaremos firmes em nossa missão de transformar vidas, oferecer oportunidades e contribuir para o desenvolvimento social e econômico de nossa região” afirma Ponciano, que aproveitou para agradecer a cada um que faz parte dessa trajetória de sucesso e convidar a todos para “seguirmos juntos, trabalhando para construir o futuro que desejamos”.

O Pró-reitor de Ensino, Flávio Caldeira, também atribui essa conquista à comunidade do IFTM: “o resultado é um reflexo do empenho e comprometimento da comunidade acadêmica e, especialmente, do corpo de servidores (técnicos administrativos e docentes) do IFTM”. E frisa que, embora os trabalhos tenham sido coordenados pela Pró-reitoria de Ensino (Proen), esse resultado excepcional é um mérito coletivo, fruto do amadurecimento institucional conquistado ao longo dos últimos anos. “Cada servidor contribuiu com dedicação, excelência e um senso profundo de responsabilidade com a educação pública de qualidade. Alcançar a nota máxima evidencia o valor do trabalho incansável e do engajamento diário que fazem do IFTM uma instituição de referência e uma fonte de orgulho para nossa comunidade”, afirma Flávio.

"Obter o conceito 5 comprova que, além da integração e do compromisso social da instituição, as políticas acadêmicas, de avaliação e de gestão estão incorporadas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e integram a cultura organizacional do IFTM, refletindo um compromisso profundo e contínuo com a excelência educacional e o desenvolvimento sustentável da instituição", avalia o Pró-reitor.

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