Projeto ambiental do Campus Uberlândia Centro marca presença na 4ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília
O projeto de Educação Ambiental “Cantinho do Cerrado”, desenvolvido no IFTM Campus Uberlândia Centro, levou suas atividades para Brasília esta semana. O projeto foi selecionado para apresentar suas atividades em um estande da 4ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, na capital federal. O evento ocorre entre os dias 26 e 28 de novembro e conta com uma vasta programação, além de mais de 400 projetos de instituições de todo o Brasil.
Coordenado pelo professor de Biologia Gabriel Pereira Lopes, o projeto Cantinho do Cerrado desenvolve várias experiências para divulgar informações sobre este bioma. Ao lado de estudantes do Ensino Médio Integrado que participam da execução, o projeto preparou uma série de ações para encantar os visitantes da Semana. O grupo levou para Brasília, por exemplo, a “Cabine do Cerrado”, que é uma experiência multisensorial sobre o Cerrado e elementos nativos do bioma, no qual o visitante utiliza um óculos de realidade virtual.
“Estamos representando nosso campus com o nosso projeto de Educação Ambiental chamado Cantinho do Cerrado. Trouxemos algumas atividades que desenvolvemos. As bolas de sementes, que são feitas com sementes de argila, terra e sementes de plantas nativas do Cerrado, cujo intuito é mostrar que qualquer pessoa pode contribuir ativamente para melhorar as condições do seu entorno e, consequentemente, ajudar o Cerrado. Exemplos de frutos do Cerrado, como o pequi, o jatobá e o baru, do qual se come a castanha. Exemplos de artesanato com frutos do Cerrado, como o guatambú, o pau-terrinha e o jacarandá”, exemplifica o professor Gabriel. O grupo também levou a opção de pinturas faciais de animas do Cerrado, como o lobo-guará e a onça-pintada, para crianças e qualquer pessoa que queira fazer.
Os estudantes que acompanham o professor Gabriel no evento em Brasília são Ana Laura Souza Costa (2º ano do curso de Comério), Anne Gabrielle do Nascimento Rosa (3º ano do curso de Desenvolvimento de Sistemas), Clara de Andrade Mello (2º ano do curso de Comércio), Emily Samara Moura da Vitória (3º do curso de Desenvolvimento de Sistemas) e Marina Espíndula Gomes (2º ano do curso de Comércio). A servidora Nair Soares, que atua na biblioteca do Campus, também acompanha e dá suporte ao grupo.
Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica
De 26 a 28 de novembro, a Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (4ª edição) promove a educação profissional e tecnológica em Brasília. Com o tema "Inovação, Inclusão e Sustentabilidade", o evento gratuito no Estádio Mané Garrincha (MEC/Setec) apresenta mais de 400 projetos de instituições de todo o Brasil, incluindo palestras, debates, oficinas, mostras tecnológicas e atividades interativas sobre temas como tecnologias 3D, inteligência artificial, sustentabilidade e empreendedorismo.