Estudante do IFTM Campus Uberaba é condecorado com certificado Summa Cum Laude 2024
Na tarde do dia 27 de novembro o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) realizou a cerimônia de certificação Summa Cum Laude do estudante de Doutorado Ricael Spirandeli Rocha, do Campus Uberaba. A cerimônia, que, a partir de agora, será anual e reconhece o mais alto destaque acadêmico da Instituição, ocorreu pela primeira vez e foi presidida pelo Reitor do IFTM, Marcelo Ponciano e assessorada pelo Coordenador-geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais, Edilson Pimenta.
O Edital Summa Cum Laude, de excelência acadêmica, é uma iniciativa da Coordenação-geral do Centro de Idiomas e Relações Internacionais do IFTM, que foi lançado em maio de 2024 e avaliou estudantes elegíveis que estivessem regularmente matriculados em qualquer curso do IFTM. Como condecoração, foi oferecida uma honraria oficial na forma de certificado (Certificado Summa Cum Laude 2024), entregue pelo Reitor da instituição, além de uma bolsa no valor de R$34.000,00 (Trinta e quatro mil reais) para realização de um intercâmbio cultural, com duração de 02 (duas) semanas em um destino a ser escolhido pelo selecionado desde que operados pelo IFTM. Em 2024 as opções de escolha foram: Cidade do Cabo, na África do Sul, Barcelona, na Espanha, Paris, na França, Cambridge, na Inglaterra, Auckland, na Nova Zelândia ou Cidade de Singapura, em Singapura.
Para participar, além do pré-requisito de ser um estudante de um curso regularmente instituído, é preciso ter média mínima de 90% de aproveitamento em suas atividades avaliativas; contar com duas cartas de recomendação de professores do IFTM e demonstrar conhecimento das línguas espanhola, francesa ou inglesa, a depender do destino a ser escolhido pelo possível contemplado.
Dentre os 10 estudantes inscritos no edital, Ricael ficou na primeira colocação, resultado que foi divulgado em 1º de agosto. O estudante escolheu fazer o intercâmbio em Barcelona e realizou a viagem em outubro deste ano. Os valores recebidos na bolsa serviram para cobrir as despesas do intercâmbio, como passagens áreas e terrestres; seguro obrigatório; pagamento de curso de línguas; aquisição de uniforme; taxa de passaporte e aeroportuárias; alojamento; manutenção (alimentação, higiene pessoal e transporte público) durante todo o período de estada.
Ricael conta que ficou muito feliz e que foi uma experiência singular participar desse do Edital Summa Cum Laude. “Foi uma experiência riquíssima e uma felicidade ter passado nesse Edital que contempla o desempenho acadêmico, o esforço do estudante. Então, ficar em primeiro lugar foi uma alegria muito grande”, ressalta o doutorando.
Na Espanha, ele pôde vivenciar língua e cultura por meio de curso de Espanhol e de convivência em casa de família espanhola. De acordo com o estudante, a escolha do país não poderia ter sido melhor e que ficou, verdadeiramente, encantado com a cidade de Barcelona, onde esteve radicado por pouco mais de duas semanas. “A experiência de ir para um outro país - a minha primeira vez fora do Brasil - foi excepcional. Conhecer uma cultura diferente, treinar o idioma que eu comecei a aprender aqui no centro de idiomas do IFTM também foi uma experiência muito boa, sem igual. Principalmente por conhecer outras pessoas, de outros países. Porque, no intercambio a gente não conhece apenas pessoas nativas daquele país, no caso, os espanhóis, conhecemos, também, os imigrantes. Então é uma experiência sem igual, com certeza”, destaca Ricael.
Dentre todas as experiências a destacar, o estudante do IFTM elege a imersão cultural completa na rotina da família como a mais impactante. “Foi marcante, por exemplo, poder me sentir como membro da família. Fui às compras no supermercado com a anfitriã e pude escolher marcas, preços e o que comprarmos, o que me fez sentir muito acolhido e verdadeiramente membro da família por algumas semanas. Com isso, pude praticar a língua espanhola na sua essência”, complementa o estudante.
Esse aspecto cultural é destaque, também, na visão de Edilson, responsável pela proposição, pela seleção e pela efetivação das ações. “Um dos pontos altos do programa é o estímulo ao convívio multicultural. O que buscamos fazer é oferecer uma verdadeira imersão na vida de um nativo, por meio da estada em casas de família, em que os estudantes do IFTM têm a oportunidade de vivenciar a cultura local e já construir pontes para as próximas futuras ações em outros destinos”, enfatiza o coordenador.
Ponciano destacou que “a atual gestão do IFTM está muito comprometida com a política de acesso, permanência e êxito da instituição e nós sabemos que uma experiência internacional como a que o Ricael acaba de vivenciar é um estímulo para que outros estudantes conheçam o Instituto, inscrevam-se em um de nossos cursos e demonstrem todo o seu potencial nas ações de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação. Afinal, todos vão querer ser Summa Cum Laude IFTM 2025”.
Ricael brinca que é filho do IFTM: “eu comecei fazendo Licenciatura em Computação aqui na instituição. Depois que terminei, fiz uma especialização no Campus Uberlândia Centro. Depois da finalização, fiz o Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica e agora sou aluno do Doutorado em Educação Profissional Tecnológica, da primeira turma de doutorado do IFTM”.
Ricael termina dizendo que todos os estudantes podem concorrer nesse edital, que agora será publicado anualmente. E dá um conselho: “Primeiramente é preciso se esforçar e acreditar no seu potencial, afinal é um edital bem concorrido. Todos os alunos dos campi do IFTM podem concorrer. O principal requisito é que você tenha uma nota a partir de 9, então o aluno precisa realmente ter um bom desempenho. Além disso é preciso saber que ter experiência com outro idioma também é imprescindível. Então, procure fazer um curso de idiomas. Fazer um curso no CENID ajuda muito porque você não vai sem conhecimento da língua do país para onde vai viajar”.