PROJETOS

IFTM leva inovação, inclusão e consciência ambiental à 4ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica em Brasília

Instituição marca presença no evento com 4 projetos apresentados por 23 estudantes e 4 professores.
Publicado em 28/11/2024 08:00 Atualizado em 28/11/2024 08:38
Compartilhe:
Compartilhe:
Stand do IFTM na 4ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica
Stand do IFTM na 4ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica
Crédito: Divulgação

Entre os dias 26 e 28 de novembro, o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) marcou presença na 4ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, realizada na capital federal. O evento reuniu mais de 400 projetos de instituições de ensino de todo o Brasil, destacando as contribuições da educação profissional para o desenvolvimento do país. Este ano, o IFTM apresentou quatro projetos inovadores desenvolvidos nos campi Ituiutaba, Paracatu e Uberlândia Centro, envolvendo 23 estudantes.

Entre os destaques está o MedVision, projeto do professor André Luiz França Batista do Campus Ituiutaba, que utiliza Inteligência Artificial e Deep Learning para automatizar a análise de imagens médicas. A ferramenta foi pensada para atender às necessidades reais do setor de saúde e facilitar a rotina diária dos profissionais de saúde no momento do diagnóstico por imagens. O MedVsion já possui uma interface de interação com o usuário, na qual o solicitante pode inserir uma imagem médica e obter como retorno um diagnóstico da presença, ou ausência, das anormalidades anteriormente citadas. O diagnóstico mais rápido pode melhorar significativamente o serviço de saúde prestado à sociedade, tornando os sistemas de saúde pública mais eficientes e acessíveis para todos.

O professor André e seus estudantes também apresentam no evento o aplicativo para Inclusão e Acessibilidade na Educação, o LIAN, um aplicativo focado na inclusão de pessoas surdas e mudas no ambiente educacional. A solução transcreve em tempo real as falas dos professores para legendas e oferece uma assistente virtual personalizada que adapta o ensino às preferências dos alunos. O Lian busca eliminar barreiras de comunicação e promover um aprendizado mais inclusivo e engajador.

Já o Campus Uberlândia Centro levou o Cantinho do Cerrado, coordenado pelo professor Gabriel Pereira Lopes, o projeto desenvolve várias experiências para divulgar informações sobre este bioma. Ao lado de estudantes do Ensino Médio Integrado que participam da execução, o projeto preparou uma série de ações para encantar os visitantes da Semana. O grupo levou para Brasília, por exemplo, a “Cabine do Cerrado”, que é uma experiência multisensorial sobre o Cerrado e elementos nativos do bioma, no qual o visitante utiliza um óculos de realidade virtual.

“Estamos representando nosso campus com o nosso projeto de Educação Ambiental chamado Cantinho do Cerrado. Trouxemos algumas atividades que desenvolvemos. As bolas de sementes, feitas com sementes de argila, terra e sementes de plantas nativas do Cerrado, cujo intuito é mostrar que qualquer pessoa pode contribuir ativamente para melhorar as condições do seu entorno e, consequentemente, ajudar o Cerrado. Exemplos de frutos do Cerrado, como o pequi, o jatobá e o baru, do qual se come a castanha. Exemplos de artesanato com frutos do Cerrado, como o guatambú, o pau-terrinha e o jacarandá”, exemplifica o professor Gabriel. O grupo também levou a opção de pinturas faciais de animas do Cerrado, como o lobo-guará e a onça-pintada, para crianças e qualquer pessoa que queira fazer.

Do Campus Paracatu, o professor Allisson Lopes de Oliveira apresentou o Medidor de Frequência Respiratória, um dispositivo portátil para monitoramento seguro e eficaz da respiração de pacientes. O projeto reforça a aplicação da ciência para o desenvolvimento de soluções práticas na área da saúde.

O Pró-reitor de Ensino do IFTM, Flávio Caldeira, celebrou a participação da instituição na Semana Nacional de EPT. “Este evento é fundamental para fortalecer a educação profissional e tecnológica no Brasil e destacar o impacto das nossas instituições na formação de cidadãos e no desenvolvimento do país. Temos muito orgulho de representar o IFTM com projetos tão relevantes”, afirmou.

Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica

De 26 a 28 de novembro, a Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (4ª edição) promove a educação profissional e tecnológica em Brasília. Com o tema "Inovação, Inclusão e Sustentabilidade", o evento gratuito no Estádio Mané Garrincha (MEC/Setec) apresenta mais de 400 projetos de instituições de todo o Brasil, incluindo palestras, debates, oficinas, mostras tecnológicas e atividades interativas sobre temas como tecnologias 3D, inteligência artificial, sustentabilidade e empreendedorismo.

Compartilhe:

Notícias relacionadas