UNIVERSO IFTM

IFTM amplia impacto acadêmico com as mostras de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Seminário de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica (SIN), Seminário de Pesquisa e Inovação Tecnológica (SePIT) e Simpósio de Pós-graduação (SIMPÓS) tiveram, juntos, mais de 400 trabalhos apresentados
Publicado em 02/12/2024 08:00 Atualizado em 05/12/2024 09:12
Compartilhe:
Compartilhe:
Estudantes e avaliadores interagem durante o XIV SIN
Estudantes e avaliadores interagem durante o XIV SIN
Crédito: Igor Salomão

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) tem na pesquisa e na formação integral de seus estudantes pilares fundamentais. Pensando nisso, a instituição realizou, entre os dias 25 e 29 de novembro, a primeira edição do Universo IFTM, evento que integrou diversas ações da instituição. A pesquisa teve seu espaço na programação representada por três atividades: o XIV Seminário de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica (SIN), o Seminário de Pesquisa e Inovação Tecnológica (SePIT) e o X Simpósio de Pós-graduação (SIMPÓS), todas elas organizadas pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPI).

XIV Seminário de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica (SIN)

A 14ª edição do SIN foi um dos maiores destaques do evento. Com a participação de 390 trabalhos apresentados, o seminário envolveu estudantes dos cursos de graduação e técnico do IFTM, além de pesquisadores, docentes e técnicos administrativos. A edição deste ano contou com a avaliação de 60 especialistas e com a apresentação de projetos financiados por agências de fomento como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), além dos programas institucionais de iniciação científica e tecnológica.

O Diretor de Pesquisa do IFTM, Ernani Viriato, destacou a importância do evento para aproximar o universo acadêmico da sociedade e do setor produtivo. “O SIN é um momento de reflexão sobre o papel dos programas de iniciação científica no desenvolvimento de projetos de pesquisa e na interação com o setor produtivo,” afirmou.

Christiane Sakamoto, responsável pela organização do SIN há mais de 10 anos, enfatizou a importância do evento como uma oportunidade de ver concretizados os esforços dos estudantes e servidores ao longo do ano. "É muito gratificante ver o trabalho dos estudantes sendo apresentado, e para nós, da PROPI, é um momento muito especial de integração”, destacou Christiane.

Seminário de Pesquisa e Inovação Tecnológica (SePIT)

Outro evento de destaque foi o SePIT, promovido pelo Núcleo de Inovação Tecnológica do IFTM. O seminário trouxe 14 apresentações de trabalhos inovadores e pesquisas, muitos deles desenvolvidos nos laboratórios makers da instituição, e visou promover a socialização dos resultados dos estudos de programas de pesquisa e inovação tecnológica.

X Simpósio de Pós-graduação (SIMPÓS)

Comemorando sua 10ª edição, o SIMPÓS se concentrou nos trabalhos desenvolvidos nos cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, e foi realizado de forma remota, reunindo participantes e avaliadores no dia 28 de novembro.

Inovação Digital nas Apresentações

A novidade que encantou e surpreendeu os participantes do Universo IFTM foi a utilização de totens digitais para as apresentações de trabalhos das mostras do evento, substituindo os tradicionais pôsteres impressos, a inovação trouxe vantagens tanto econômicas quanto ambientais. O uso dos e-pôsteres permitiu uma apresentação mais dinâmica e interativa. 

Ernani Viriato comentou sobre os desafios enfrentados para implementar essa solução, mas também destacou o sucesso da iniciativa. “Foram muitos desafios logísticos e organizacionais, mas conseguimos superá-los. O resultado foi um evento mais sustentável e eficiente”, explicou. Christiane Sakamoto complementou: “Além de ser mais econômico para os estudantes, o e-poster trouxe mais dinamismo. Os avaliadores também acharam muito interessante, muitos nunca tinham visto essa tecnologia antes.”

A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Carolina Mota, também destacou a importância dessa inovação nas apresentações. “O uso de pôsteres digitais permitiu uma troca mais rica de experiências entre os participantes, tanto pessoal quanto academicamente,” afirmou. A pró-reitora ainda destaca a característica inovadora dos projetos apresentados durante o evento: “Os avaliadores observaram que nossos alunos desenvolvem projetos com potencial para gerar propriedade intelectual, patentes e produtos tecnológicos, entre outras formas de inovação. Isso comprova o fortalecimento da formação integral do nosso estudante, voltada para a solução de problemas atuais. Ao deixar a instituição, nossos alunos estarão aptos a usar o pensamento crítico, a capacidade de inovar e empreender para trazer benefícios à sociedade, construindo, juntos, um futuro mais próspero e produtivo.”

Universo IFTM

A primeira edição do Universo IFTM aconteceu nos dias 25 a 29 de novembro e será um evento anual, pensado para expandir o conhecimento e integrar as ações do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), promovendo a conexão entre saberes e pessoas. Com foco na universalidade do conhecimento, o evento reuniu estudantes, servidores, pesquisadores, gestores, empresários e visitantes, fortalecendo a comunidade acadêmica, facilitando a troca de experiências e sendo amplamente elogiado pelo público presente pela integração e inovação.

Compartilhe:

Notícias relacionadas