Universo IFTM

IV Mostra de Projetos do IFTM destaca diversidade acadêmica e aposta em inovação tecnológica

A IV Mostra de Projetos de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) reuniu 69 trabalhos desenvolvidos entre 2022 e 2023, promovendo a troca de experiências entre estudantes e professores dos nove campi da instituição.
Publicado em 30/11/2024 09:00 Atualizado em 02/12/2024 09:55
Compartilhe:
Compartilhe:
Estudante, Guilherme Amaral e professora, Andriza Assunção apresentando seus respectivos trabalhos durante a IV Mostra de Esnino
Estudante, Guilherme Amaral e professora, Andriza Assunção apresentando seus respectivos trabalhos durante a IV Mostra de Esnino
Crédito: Diretoria de Comunicação Social e Eventos/ Ana Clara Santos Costa

A IV Mostra de Projetos de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) trouxe à tona o protagonismo dos estudantes e a dedicação de professores em ações que promovem inclusão, inovação e excelência acadêmica. Realizada no dia 26 de novembro, durante o  Universo IFTM e organizada pela Pró-Reitoria de Ensino, o evento reuniu 69 trabalhos desenvolvidos entre 2022 e 2023, envolvendo todos os nove campi da instituição.

O pró-reitor de Ensino, Flávio Caldeira, explica que a Mostra é um espaço para socializar os projetos de ensino realizados no IFTM, ressaltando a contribuição dessas iniciativas para o processo de ensino-aprendizagem e a interação entre estudantes e docentes. “Os projetos de ensino contribuem com os cursos ofertados no IFTM, estimulam a criatividade dos nossos estudantes, favorecem o processo de ensino-aprendizagem e promovem a interação entre estudantes e docentes. Além disso, contribuem para o aprimoramento do ensino na instituição”, disse o pró-reitor.

Os trabalhos apresentados envolveram uma diversidade de temas, incluindo projetos dos núcleos de inclusão, como NAPNE, NEABI e NEDSEG, e atividades relacionadas aos programas de formação docente, como PIBID, Residência Pedagógica, monitorias e estágios. Também foram exibidos projetos voltados para os cursos técnicos, de licenciaturas e bacharelados, abordando desde ferramentas inovadoras até ações voltadas ao acolhimento e suporte a estudantes com necessidades específicas.

"Nós pudemos acompanhar desde projetos que trabalhavam com o desenvolvimento de algum recurso ou ferramenta para aprimorar as aulas até iniciativas de acolhimento e tutoria para pessoas com necessidades específicas", ressaltou Juliene, coordenadora-geral de Ensino e responsável pela Mostra. A coordenadora também enfatizou a importância desses trabalhos para a formação dos estudantes e o impacto positivo no público-alvo dos projetos. "Esse tipo de trabalho não só fortalece a formação dos estudantes, mas também beneficia aqueles que são o foco dos projetos, consolidando a relevância do Ensino no IFTM" 

Inovação na apresentação

Uma das novidades desta edição foi a utilização de totens digitais no lugar de pôsteres físicos. Os trabalhos foram apresentados por meio de e-pôsteres em telas de 50 polegadas, integradas a um sistema web que organizava as apresentações de maneira digital e interativa. A mudança representou um avanço tecnológico e ambiental no formato do evento.

Universo IFTM

A primeira edição do Universo IFTM aconteceu nos dias 25 a 29 de novembro e será um evento anual, pensado para expandir o conhecimento e integrar as ações do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), promovendo a conexão entre saberes e pessoas. Com foco na universalidade do conhecimento, o evento reuniu estudantes, servidores, pesquisadores, gestores, empresários e visitantes, fortalecendo a comunidade acadêmica, facilitando a troca de experiências e sendo amplamente elogiado pelo público presente pela integração e inovação.

 

Compartilhe:

Notícias relacionadas