Eventos externos

Núcleo de Inovação Tecnológica do IFTM marcou presença no 26º Encontro da Rede Mineira de Propriedade Intelectual (RMPI)

Evento tem papel estratégico para o fortalecimento do ecossistema de inovação em Minas Gerais
Publicado em 01/12/2024 11:50 Atualizado em 02/12/2024 11:56
Compartilhe:
Compartilhe:
Fotografia colorida dos participantes do 26º Encontro da Rede Mineira de Propriedade Intelectual
Fotografia colorida dos participantes do 26º Encontro da Rede Mineira de Propriedade Intelectual
Crédito: Arquivo pessoal - Kety Rosa de Barros Caparelli

A coordenadora de Inovação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Kety Rosa de Barros Caparelli, esteve presente no 26º Encontro da Rede Mineira de Propriedade Intelectual (RMPI) 2024, realizado entre os dias 12 e 13 de novembro, no Campus Itajubá da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

O evento contou com uma programação diversificada, incluindo a apresentação de casos de sucesso em transferência de tecnologia e spin-offs acadêmicas, curso de valoração de tecnologias, discussões sobre indicação geográfica e cursos práticos voltados para a gestão da propriedade intelectual. A programação também incluiu uma visita ao ecossistema de inovação local e a plenária fechada aos membros da RMPI, que discutiu estratégias de captação de recursos e capacitação em práticas de exame substantivo de atividades inventivas.

“A participação do NIT/IFTM no Encontro da RMPI é uma oportunidade estratégica para fomentar parcerias, atualizar-se com as tendências em propriedade intelectual, parcerias, transferência de tecnologia, bem como valorizar as inovações desenvolvidas dentro do Instituto”, ressaltou Kety, que ainda destacou que a participação nesse evento reforça o compromisso do IFTM com a integração do conhecimento acadêmico às demandas do mercado, promovendo a inovação como ferramenta de transformação social e econômica.

Sobre a Rede Mineira de Propriedade Intelectual (RMPI)

Fundada em 2003, a RMPI é uma associação sem fins lucrativos que apoia Instituições Científicas e Tecnológicas de Minas Gerais no campo da propriedade intelectual e da gestão da inovação. Seu objetivo é fortalecer a proteção e a valorização do conhecimento científico e tecnológico no estado.

A RMPI reúne um vasto grupo de membros, incluindo universidades, institutos federais, fundações e empresas, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), que contribuem para a consolidação de um ambiente inovador em Minas Gerais.

Compartilhe:

Notícias relacionadas