Processo Seletivo

Abertas inscrições para ingresso no curso de Licenciatura em Computação do IFTM Udicentro

Interessados já podem efetuar sua inscrição e têm até o dia 09 de janeiro para garantir sua participação no processo
Publicado em 04/12/2024 14:00 Atualizado em 04/12/2024 14:26
Compartilhe:
Compartilhe:
Isenção da taxa de inscrição pode ser solicitada até o dia 13 de dezembro
Isenção da taxa de inscrição pode ser solicitada até o dia 13 de dezembro
Crédito: Divulgação

Já estão abertas as inscrições para o processo seletivo que vai selecionar estudantes para ingresso no curso de graduação de Licenciatura em Computação, do Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), em 2025. As inscrições tiveram início no dia 25 de novembro e seguem até as 23h59 do dia 09 de janeiro de 2025. Para se inscrever, os interessados devem acessar o endereço iftm.edu.br/ingresso, ler atentamente o edital do processo e seguir as regras do documento para efetivar sua inscrição.

Estão disponíveis 21 vagas para o curso de Licenciatura em Computação, que acontece no período noturno no Campus Uberlândia Centro, no bairro Morada da Colina, em Uberlândia. O curso tem duração de quatro anos e para concorrer a uma das vagas os interessados devem participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2013 a 2023, desde que não tenham obtido nota zero na redação.

Isenção da taxa até 13 de dezembro

O valor da inscrição será de R$50, mas aqueles que não tiverem condições de arcar com essa taxa, de acordo com as regras do edital, podem solicitar a isenção do valor. De acordo com o item 4.8.1 do edital, “poderá solicitar isenção da taxa de inscrição, o(a) candidato(a) que cursou integralmente médio em escola da rede pública ou bolsista integral em escola particular e que possua renda familiar per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo ou ser cadastrado no CadÚnico”.

Os interessados terão até o dia 13 de dezembro para solicitar a isenção e o resultado dos pedidos de isenção está previsto para o dia 16 de dezembro. É essencial que o candidato leia atentamente o edital antes de fazer sua inscrição ou seu pedido de isenção, de forma que faça os procedimentos de acordo com o que exige o documento.

Reserva de vagas

Do total geral, o edital disponibiliza parte das vagas para ampla concorrência e distribui outras em grupos de concorrência, conforme itens 3 e 7 do edital. As vagas reservadas levam em consideração a renda familiar bruta mensal per capita, a autodeclaração étnica e, também, se o candidato possui alguma deficiência. No ato da inscrição, o candidato deve optar se deseja concorrer em um dos grupos de concorrência, pela ampla concorrência ou ainda, pelas vagas para pessoas com deficiência independente de renda e de ter cursado o ensino médio em escola pública. São vários grupos de concorrência neste processo seletivo, por isso é muito importante que os candidatos façam a leitura atenta do edital para não errarem no momento da inscrição.

Classificação e resultados

Os candidatos serão classificados por ordem decrescente da média de pontos obtidos no processo seletivo, observando-se o número de vagas ofertadas e o grupo de concorrência escolhido no ato da inscrição. O cálculo da média será realizado da seguinte forma: serão somadas as notas do Boletim Individual de Desempenho do Enem e dividido por cinco.

O resultado preliminar do processo seletivo estará disponível a partir das 17 horas do dia 03 de fevereiro de 2025. E o resultado definitivo, assim como a convocação dos aprovados para matrícula, se dará, de acordo com o cronograma do edital, a partir das 17 horas do dia 12/02/2025.

Compartilhe:

Notícias relacionadas