Universo IFTM – olhares multidisciplinares em um evento científico e esportivo
Durante os dias 25 a 29 de novembro, Uberaba recebeu em torno de 1000 docentes, discentes, avaliadores e espectadores envolvidos nas diversas atividades do Universo IFTM 2024. As diversas ações do evento evidenciaram a capacidade do IFTM de transformar realidades nas comunidades em que atua, por meio do ensino, aprendizagem, capacitação e formação, todos ofertados com excelência. O número de trabalhos apresentados atingiu a marca de: 390 no XIV Seminário de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica (SIN); 14 no Seminário de Pesquisa e Inovação Tecnológica (SePIT); 4 no X Simpósio de Pós-graduação (SIMPÓS); 69 na Mostra de Ensino; e 70 no II Congresso de Extensão (Conext).
Simultaneamente, a comunidade acadêmica, interna e externa, presenciava e participava do II Encontro de Lideranças Estudantis, do I Encontro dos representantes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do I Encontro da Comissão de Arte e Cultura e dos Jogos dos Institutos Federais (JIF), etapa institucional, que reuniu cerca de 600 atletas, dos quais alguns também apresentaram trabalhos científicos.
Quem esteve presente na abertura dos Jogos dos Institutos Federais (JIF), na noite do dia 25 de novembro, na Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Uberaba (Funel), começou a vivenciar uma semana recheada de emoções. A entrada das delegações esportivas de cada campus e de seus representantes, as homenagens a pessoas tão queridas e importantes para a história do IFTM, a presença de Nelo, primeira mascote do JIF, a assistência que acompanhou comovida o desenrolar de discursos e depoimentos. Ainda, foram entregues aos homenageados os suportes para os smartphones produzidos pelo Laboratório de Ideação (LABI) do Campus Uberaba Parque Tecnológico e um documentário foi criado, mostrando o processo de fabricação das peças, o qual pode ser assistido no canal do IFTM no YouTube.
Na manhã do dia 26, no Campus Uberaba, os visitantes foram recepcionados pela alegria do grupo de cantores do IF Encantar - Jovens promovendo a Vida, de Campina Verde. Na sequência, palestras, workshops, exposições e apresentações de trabalhos que ocuparam salas e auditórios traziam mais vida, mais movimento, mais colorido e mais burburinho ao campus. Bruno Garcês, diretor do IFTM Campus Uberaba, destacou que “Os meninos puderam conhecer bastante. Tivemos essa novidade dos banners digitais, do e-poster pela primeira vez. E deu tudo muito certo, ficou bem legal mesmo. A equipe da Pró-Reitoria, Pró-Ensino, Pró-Extensão, enquanto finalísticas, trabalharam de forma muito, muito articulada. As outras Pró-Reitorias e a Comunicação também deram um suporte muito grande para o evento.” E para organizar um evento desse porte, Garcês relata que, por ser integrado, ele traz mais força ao criar uma atmosfera em que todas as pessoas estão integradas em questões científicas, tecnológicas e culturais, pois “Quando o IFTM faz eventos pulverizados, a gente não consegue ter o público que a gente tem em um evento coletivo. Então, eu faço votos de que todos os eventos do IFTM possam ser congregados dentro do Universo. E o nome já diz tudo – Universo.”, finaliza Bruno.
A mostra multidisciplinar de carácter acadêmico-científico nasceu de um anseio geral de todos os campi, intentando dar visibilidade às ações desenvolvidas em cada área do saber nas disciplinas que compõem os currículos de cada curso. Aos estudantes, caracteriza-se uma oportunidade de desenvolver a escrita acadêmica, vivenciar a exposição pública e avaliação externa. Só isso? É claro que não! A interação com realidades diferentes de cada unidade do IFTM e com os diversos conhecimentos traz amadurecimento que levará para sua vida e para seu futuro pessoal e profissional. Nas palavras de Flávio Caldeira, Pró-Reitor de Ensino, o evento “refletiu o compromisso do IFTM em promover a Educação como um meio transformador, capaz de ampliar horizontes e fortalecer as conexões entre todos os envolvidos na construção de um futuro mais inovador e sustentável. Fiquei extremamente entusiasmado com as possibilidades que surgiram a partir deste encontro e agradeço a todos que fizeram parte deste projeto."
A programação do evento trouxe o protagonismo dos estudantes do IFTM nas atividades esportivas e em todas as frentes de atuação de ensino, pesquisa e extensão e inovação. Artur de Almeida Rios, professor na área de elétrica de automação, destacou a interatividade trazida pelo pôster digital visando à sustentabilidade e à divulgação das pesquisas, dos cursos e de novas soluções que oportunizam o desenvolvimento do próprio estudante. Artur, egresso da rede federal, fala que para “O aluno que, no início do curso, começa com uma pesquisa ou um projeto de pesquisa, leva o curso mais a sério, ele aprende mais. Ele tem aquela vontade de desenvolver e de devolver para a sociedade. É uma contrapartida para a sociedade ajudar a sociedade de alguma maneira”, afirmou Rios.
No cenário nacional, a Educação enfrenta desafios e oportunidades, mas o Universo IFTM mostrou que é possível resgatar a dignidade nesses enfrentamentos. Houve a reunião de ideias inovadoras, pesquisas de excelência, estimulantes debates e melhores práticas que vão desenhando um futuro de oportunidades, equidade e dinamismo no ensino, além de construir redes valiosas na própria rede de ensino federal. Carolina Mota, Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, ressalta que foi destaque a característica inovadora dos projetos no evento, em que os avaliadores perceberam que os trabalhos apresentados são passíveis de criação de propriedade intelectual, de patentes, de produtos tecnológicos e das demais propriedades intelectuais.
Carolina avalia que “A instituição tem se fortalecido na formação do aluno de uma forma integral, especialmente focado na solução dos nossos problemas atuais. E esse aluno, ao sair da nossa instituição, vai ser capaz, através do pensamento crítico, da capacidade de inovar, da capacidade de empreender, de trazer para a sociedade muitos benefícios e, quem sabe, construir juntos, um futuro mais próspero e mais produtivo”, prospectiva Mota.
A proposta de criação do Universo IFTM era a de mostrar a importância e a interdisciplinaridade do ensino, da pesquisa e da extensão para a formação integral de nossos estudantes. Danielle Paoloni, Pró-reitora de Extensão e Cultura, relata que se sente profundamente honrada em destacar a importância dos eventos que marcaram essa semana, visto que “Cada um deles representou, de forma singular, o compromisso da nossa instituição com a formação integral dos nossos estudantes e com o impacto positivo na sociedade.” Ao promover a conexão entre saberes e pessoas, foi possível celebrar a integração de toda a comunidade acadêmica, além de promover valores como trabalho em equipe, respeito, vivenciar momentos de união e pertencimento, sentimentos que fortalecem a nossa identidade institucional. Paoloni conclui que “Ver essa juventude tão comprometida com a construção de um futuro melhor é inspirador. São momentos como esses que reafirmam a grandeza da extensão e a sua capacidade de transformar realidades. Seguimos juntos, com entusiasmo, construindo um IFTM cada vez mais inclusivo, conectado e humano”.