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Curso de Administração do IFTM Campus Ituiutaba recebe conceito 4 em avaliação do MEC

Reconhecimento do curso destaca a infraestrutura, a organização pedagógica e o corpo docente. A avaliação reflete o compromisso da instituição com ensino público, gratuito e de qualidade
Publicado em 09/12/2024 15:20 Atualizado em 12/12/2024 15:56
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Três imagens. Na primeira ao canto superior é uma fotografia onde estudantes e servidores estão sentados na escada, segurando os números 4,38 e certificados do curso de Administração. Na segunda no canto superior esquerdo estão alguns dos estudantes do curso de Administração posando para a foto. E na terceira fotografia abaixo estão alguns estudantes e servidores posando para a foto.
Três imagens. Na primeira ao canto superior é uma fotografia onde estudantes e servidores estão sentados na escada, segurando os números 4,38 e certificados do curso de Administração. Na segunda no canto superior esquerdo estão alguns dos estudantes do curso de Administração posando para a foto. E na terceira fotografia abaixo estão alguns estudantes e servidores posando para a foto.
Crédito: Coordenadora do curso de Administração

O IFTM Campus Ituiutaba recebeu, em setembro, a visita da comissão de avaliação designada pelo Ministério da Educação para o processo de reconhecimento do Curso de Bacharelado em Administração. A avaliação faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), por meio do trabalho do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de analisar e garantir a qualidade do ensino ofertado pelas instituições de ensino superior, além de orientar a evolução dos cursos avaliados.

Durante a visita, realizada de forma virtual in loco, os avaliadores verificaram três dimensões: a organização didático-pedagógica, o corpo docente e tutorial, e a infraestrutura do curso. O Curso de Administração recebeu a nota 4,38, equivalente ao conceito 4, em uma escala que vai até 5. A comissão apontou as seguintes médias por dimensão: Dimensão 1 (Organização Didático-Pedagógica) = Conceito 4,39; Dimensão 2 (Corpo Docente e Tutorial) = Conceito 4,0; Dimensão 3 (Infraestrutura) = Conceito 4,89.

O processo de avaliação contou com o empenho de servidores e estudantes para que a equipe designada pelo MEC tivesse acesso a todos os indicadores de cada uma das dimensões avaliadas.

A coordenadora do curso, Profa. Raquel Lie Kishi, agradeceu a todos os partícipes do processo avaliativo e destacou a importância da nota recebida para o fortalecimento do Curso de Administração e, também, do IFTM enquanto instituição de ensino pública, gratuita e de qualidade.

O curso de Bacharelado em Administração do IFTM Campus Ituiutaba, autorizado pela Resolução “Ad Referendum” IFTM nº 079, de 03 de setembro de 2021, tem por objetivo a formação do Administrador, com área de atuação em Agronegócios, desenvolvido em ambiente participativo e abundante em relacionamento humano, permitindo a consolidação de profissionais criativos, com conhecimento dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos agrícolas, capazes de dirigir, fomentar e assessorar os processos produtivos de insumos e produtos, associações e outras organizações da sociedade civil, observando os princípios básicos de empreendedorismo e de sustentabilidade.

O IFTM Campus Ituiutaba recebe com alegria o resultado da primeira avaliação do curso, na certeza de que esta reflete o compromisso e o carinho da coordenação e de todos que contribuíram para a implantação e solidificação do Curso de Bacharelado em Administração do IFTM Campus Ituiutaba.

Apresentação

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

O Ciclo Avaliativo do Enade determina as áreas de avaliação e os cursos a elas vinculados. As áreas de conhecimento para os cursos de bacharelado e licenciatura derivam da tabela de áreas do conhecimento divulgada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Já os eixos tecnológicos são baseados no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST), do Ministério da Educação. 

Tags: ENSINO
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