PPGET

Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica do IFTM Campus Uberaba expande horizontes com a recepção de quatro intercambistas colombianos para Doutorado Sanduíche, em 2025

Além da chegada dos quatro novos alunos, este ano o PPGET também enviou um de seus discentes para um intercâmbio na Espanha
Publicado em 19/12/2024 13:08 Atualizado em 19/12/2024 13:26
Compartilhe:
Compartilhe:
A imagem mostra uma pessoa em pé em uma escadaria ao ar livre durante a noite. A pessoa está segurando uma placa de papelão com as letras
A imagem mostra uma pessoa em pé em uma escadaria ao ar livre durante a noite. A pessoa está segurando uma placa de papelão com as letras "EF" impressas. A pessoa está vestindo uma camiseta branca com um logotipo do IFTM no peito e uma bandeira do Brasil na manga. Ao fundo, há árvores e palmeiras, e o céu está nublado. A iluminação da cena parece vir de luzes artificiais, possivelmente de postes de luz próximos.
Crédito: Arquivo Pessoal

O Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica (PPGET) do IFTM Campus Uberaba tem se destacada por promover a internacionalização e intercâmbio de seus discentes. Recentemente, duas ações impulsionaram essa visão global: o recebimento de doutorandos colombianos no Programa para primeiro semestre de 2025 e a imersão cultural de um aluno em Barcelona, na Espanha.

Doutorado Sanduíche: cooperação Brasil-Colômbia no PPGET

No primeiro semestre de 2025, o PPGET do IFTM Campus Uberaba receberá quatro doutorandos colombianos para realizar o Doutorado Sanduíche, com duração de cinco meses, por meio do Programa Mová la América. Financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), cobrindo as despesas com passagens aéreas e bolsas de estudo.

Os estudantes serão orientados pelos professores Adriano Eurípedes Martins, Anderson Claytom Brettas, Danielli Araújo e Welisson Marques, que integram o corpo docente do PPGET, reconhecido pela excelência acadêmica e experiência em Educação Tecnológica.

“Durante o intercâmbio, os doutorandos desenvolverão pesquisas alinhadas à missão do programa: formar profissionais altamente qualificados, capazes de contribuir para o desenvolvimento da Educação Profissional no Brasil e no exterior”, explicou Welisson Marques.

Ainda segundo o professor, a iniciativa visa não apenas o fortalecimento dos laços entre Brasil e Colômbia, mas também destaca “o PPGET como um polo de inovação e formação de lideranças globais em Educação Tecnológica”, afirma.

Barcelona: uma experiência transformadora para o discente do PPGET do Campus Uberaba

Entre os dias 5 e 19 de outubro, Ricael Spirandeli Rocha, doutorando do PPGET, esteve imerso na cultura espanhola, vivendo com uma família anfitriã, o que lhe proporcionou uma convivência autêntica e constante prática da língua. Além disso, o intercâmbio incluiu aulas intensivas de espanhol na EF Barcelona, cobrindo aspectos essenciais como vocabulário, gramática, ortografia e conversação. Ricael também participou de atividades culturais enriquecedoras, como visitas à Sagrada Família e a eventos comemorativos como o Dia da Hispanidade, celebrado em 12 de outubro.

“Durante os 15 dias que passei em Barcelona, na Espanha, tive a oportunidade única de vivenciar o cotidiano de um cidadão espanhol ao ficar hospedado com uma família anfitriã. Esse convívio me permitiu praticar o espanhol de forma constante, desde interações simples, como pedir comida, até conversas mais complexas sobre cultura e costumes locais. Esse período foi extremamente enriquecedor, tanto no âmbito pessoal quanto no acadêmico, proporcionando uma imersão completa na língua e na cultura espanholas. Estudando na escola Education First (EF) Barcelona, participei de diversas atividades voltadas para o aprendizado da língua espanhola”, compartilhou Ricael.

Internacionalização como estratégia de formação

“Com iniciativas como o Doutorado Sanduíche e o intercâmbio em Barcelona, o IFTM reafirma seu papel como promotor da ciência, tecnologia e cultura em um contexto global. Esses programas representam oportunidades únicas de crescimento pessoal e acadêmico, conectando a instituição a um cenário internacional em constante transformação”, finalizou Marques.

O  Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica - Cursos de Mestrado e Doutorado Profissional em Educação Tecnológica 

O PPGET tem como objetivos principais a formação de profissionais qualificados em Educação Tecnológica com propósitos concisos de transferir conhecimentos para a sociedade, atender demandas específicas de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional ou local, além do exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos com vistas a atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais, expandir as atividades de educação de nível Stricto Sensu considerando que a modalidade do curso ofertado propiciará novas intervenções por meio da difusão da ciência, da tecnologia e inovação no âmbito da Educação Profissional.

Compartilhe:

Notícias relacionadas